COMÉRCIO EXTERIOR DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DO ESTADO DO PARANÁ DE 1989 A 2001: ANÁLISE DE VANTAGENS COMPARATIVAS E DO PADRÃO DE COMÉRCIO.
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v2i2.33Abstract
Neste artigo, objetivou-se discutir a evolução das vantagens comparativas
no comércio de produtos agrícolas do Estado do Paraná, no período de 1989-2001, bem
como verificar o tipo de comércio predominante nesse gênero de produtos. A metodologia
baseou-se no cálculo de indicadores de Vantagem Comparativa Revelada (Balassa, 1965),
Taxa de Cobertura e Comércio Intra-Indústria (Grubel e Lloyd, 1975). Os resultados a
respeito das vantagens comparativas de produtos agrícolas pertencentes à Seção II da
NBM-NCM indicaram que os capítulos referentes a café, chá, mate e especiarias e
sementes e frutos oleaginosos, grãos etc. representam “pontos fortes” da economia
paranaense. Embora a Seção de Produtos do Reino Vegetal tenha se caracterizada pela
predominância de comércio intra-indústria, os índices de Grubel e Lloyd evidenciaram
que, em todos os capítulos pertencentes a essa seção, ainda predomina o comércio do
tipo interindustrial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.