COMÉRCIO EXTERIOR DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DO ESTADO DO PARANÁ DE 1989 A 2001: ANÁLISE DE VANTAGENS COMPARATIVAS E DO PADRÃO DE COMÉRCIO.

Autores

  • Tatiana Diair Lourenzi Franco Rosa
  • Alexandre Florindo Alves

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v2i2.33

Resumo

Neste artigo, objetivou-se discutir a evolução das vantagens comparativas
no comércio de produtos agrícolas do Estado do Paraná, no período de 1989-2001, bem
como verificar o tipo de comércio predominante nesse gênero de produtos. A metodologia
baseou-se no cálculo de indicadores de Vantagem Comparativa Revelada (Balassa, 1965),
Taxa de Cobertura e Comércio Intra-Indústria (Grubel e Lloyd, 1975). Os resultados a
respeito das vantagens comparativas de produtos agrícolas pertencentes à Seção II da
NBM-NCM indicaram que os capítulos referentes a café, chá, mate e especiarias e
sementes e frutos oleaginosos, grãos etc. representam “pontos fortes” da economia
paranaense. Embora a Seção de Produtos do Reino Vegetal tenha se caracterizada pela
predominância de comércio intra-indústria, os índices de Grubel e Lloyd evidenciaram
que, em todos os capítulos pertencentes a essa seção, ainda predomina o comércio do
tipo interindustrial.

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Lourenzi Franco Rosa, T. D., & Alves, A. F. (2015). COMÉRCIO EXTERIOR DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DO ESTADO DO PARANÁ DE 1989 A 2001: ANÁLISE DE VANTAGENS COMPARATIVAS E DO PADRÃO DE COMÉRCIO. Revista De Economia E Agronegócio, 2(2). https://doi.org/10.25070/rea.v2i2.33

Edição

Seção

Artigos