EFEITOS DE ACORDOS COMERCIAIS SOBRE A INTEGRAÇÃO DE PREÇOS DO ALGODÃO NOS MERCADOS INTERNO E EXTERNO.
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v7i2.148Abstract
Este artigo objetiva verificar se os acordos comerciais implantados no setor
têxtil (Acordo Multifibras, Acordo de Têxteis e Vestuário e liberalização do setor têxtil
no comércio mundial) influenciaram a integração entre preços internos e externos do
algodão. A metodologia compreende os métodos empregados em séries temporais, como
os testes de raiz unitária e de cointegração, de Johansen; decomposição da variância dos
erros de previsão; e função impulso-resposta e estimação e análise do modelo vetorial
de correção de erro (VEC). Os resultados revelaram que os mercados brasileiro e americano
podem ser considerados integrados, quando se analisa a amostra completa. Essa evidência
é observada durante o período relativo à vigência do Acordo de Têxteis e Vestuários, o
que indica que variações no preço do algodão, ocorridas em um mercado, foram repassadas
ao outro mercado no longo prazo, porém essa transmissão não foi realizada de forma
completa, pois a hipótese de perfeita integração entre os mercados foi rejeitada, o que
invalida, portanto, a Lei do Preço Único.
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