ECONOMIA DE ENERGIA COM USO DE INVERSOR DE FREQUÊNCIA EM SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA PARA PERÍMETRO IRRIGADO

Autores

  • Ricardo de Oliveira Camargo Scarcelli
  • Delly Oliveira Filho
  • Marcos Caldeira Ribeiro
  • Daniela de Carvalho Lopes

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v17i6.123

Palavras-chave:

gerenciamento do lado da demanda, controle de motores elétricos, variador de velocidade, uso racional de energia na irrigação.

Resumo

O recente crescimento da economia brasileira e as perspectivas mostradas pelos principais indicadores econômicos de que esse crescimento deve se manter e, até se elevar pelos próximos anos levou o sistema de geração e abastecimento de energia elétrica brasileiro a promover e estimular o uso racional e mais eficiente da energia elétrica no país. Como forma de tentar eficientizar e racionalizar o uso da energia elétrica, pode-se citar a tarifa de incentivo para irrigação noturna, com descontos no preço da energia utilizada no período noturno pré-estabelecido e a taxa devida ao uso de energia elétrica com fator de potência abaixo de um limite estabelecido por cada empresa fornecedora de energia. Por meio do uso do inversor de freqüência, pôde–se simular um sistema de abastecimento de água a fim de se racionalizar o uso de energia elétrica. A fim de se realizar uma economia de energia elétrica por meio da eficientização do seu uso com controle de fator de potência e aumentando o rendimento do motor elétrico de acionamento da carga, no caso bomba centrífuga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

Scarcelli, R. de O. C., Filho, D. O., Ribeiro, M. C., & Lopes, D. de C. (2009). ECONOMIA DE ENERGIA COM USO DE INVERSOR DE FREQUÊNCIA EM SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA PARA PERÍMETRO IRRIGADO. Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 17(6), 462–472. https://doi.org/10.13083/reveng.v17i6.123

Edição

Seção

.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)