Sobre a Revista

Histórico e Relevância da Revista Engenharia na Agricultura

A Revista Engenharia na Agricultura busca contribuir com a formação e consolidação do conhecimento de profissionais que atuam nas mais diversas áreas vinculadas à Agricultura, que ao atuar de forma conjunta objetivam proporcionar o aprimoramento da Agricultura a partir de uma visão agrícola com o olhar da engenharia. 

A revista Engenharia na Agricultura é uma publicação editada na forma digital, que apesar de ser uma dos periódicos brasileiros mais antigos na área, com 30 anos de atuação e divulgação científica, busca ser contemporânea e atual ao possuir em seu escopo áreas temáticas de grande relevância e de interesse para profissionais cada vez mais vinculados à tecnologia e avanços científicos na Agricultura.

Em adição, a revista passou por uma grande reformulação no ano de 2020; o foco passa a ser a internacionalização do nosso período e um maior rigor científico dos artigos publicados. Dentre algumas das mudanças significativas, destaca-se que:

(i) as publicações são em fluxo contínuo;

(ii) os artigos podem ser submetidos em português, sendo todas as publicações realizadas na língua inglesa;

(iii) redução do tempo de avaliação dos artigos;

(iv) novo Conselho Editorial, focado na internacionalização e maior integração entre Instituições de Ensino de renome.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Processo de avaliação pelos pares

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Engenharia Agrícola. A maioria dos avaliadores são externos à UFV. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de 2 ou 3 especialistas "ad hoc" e dos membros do Comitê Editorial. O tempo estimado para o parecer inicial dos trabalhos científicos está entre 4 e 5 meses.

 

Periodicidade

Revista Engenharia na AgriculturaEngineering in Agriculture até 2019 utilizava o modelo de periodicidade Bimestral. A partir de 2020, adota o modelo de Publicação Contínua.

 

Declaração de Ética e Conduta de Boas Práticas

A Revista Engenharia na Agricultura / Engineering in Agriculture, ISSN 2175-6813, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista Engenharia na Agricultura. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.