Sobre a Revista

HISTÓRICO E RELEVÂNCIA DA REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA

A preocupação com a continuidade do aprimoramento do Engenheiro Agrícola, do Engenheiro Agrícola e Ambiental e de profissionais de áreas afins sempre esteve presente no rol das discussões acerca da qualificação profissional dos nossos engenheiros.

A revista Engenharia na Agricultura é uma publicação editada na forma digital, que tem como objetivo divulgar e difundir a produção científica das diversas áreas da Engenharia Agrícola e Ambiental, permitindo aos leitores interessados no assunto o acesso aos novos conhecimentos científicos e às inovações tecnológicas.

A partir de janeiro de 2020 a revista deixa de ter periodicidade bimestral e passa a ser fluxo contínuo. Uma vez aprovados, os artigos serão publicados.

 

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES

  Objetivo

O presente regulamento objetiva uniformizar a apresentação das contribuições a serem encaminhadas para publicação na Revista Engenharia na Agricultura.

   Escopo da revista

Assuntos de interesse e relevância relacionados à:

  • Armazenamento e processamento de produtos agrícolas
  • Construções rurais e ambiência
  • Energia na agricultura
  • Mecanização agrícola
  • Meteorologia aplicada
  • Recursos hídricos e ambientais

 

   Instrução aos autores

 

       Condições pertinentes à submissão

Os trabalhos deverão estar rigorosamente dentro das normas propostas abaixo, sendo essa condição essencial para que os mesmos possam ser submetidos à avaliação para publicação. Os autores devem cadastrar-se no portal da revista (www.seer.ufv.br) e submeter o manuscrito, caracterizando-os como Artigo Técnico-Científico ou Revisão de Literatura.

Serão aceitos Artigos Científicos redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

Além do manuscrito, no ato da submissão o autor deverá anexar uma carta de apresentação do trabalho. Caso o número de autores ultrapasse seis, deverá haver uma descrição informando qual foi a contribuição de cada autor envolvido no trabalho. 

Os manuscritos não poderão ultrapassar 25 laudas, incluindo Figuras e Tabelas.

Não há taxa de submissão e após aceito, os manuscritos serão publicados mediante o pagamento de uma taxa de publicação no valor de R$ 150,00.

O pagamento deverá ser feito somente no momento em que o artigo for aceito para publicação. A requisição de pagamento dessa taxa será enviada via e-mail para o primeiro autor de cada artigo. O pagamento deverá ser feito Via Fundação Arthur Bernardes, FUNARBE, conforme instruções abaixo. 

  • Acessar a página da UFV: www.ufv.br 
    • Entrar no Link respectivo à FUNARBE 
    • Já no site da FUNARBE, acessar Cursos e Eventos 
    • Escolher a opção Revista Engenharia na Agricultura 
    • Digitar o CPF do responsável pelo pagamento do artigo 
    • Gerar Boleto. 

  Processo de avaliação pelos pares

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Engenharia Agrícola. A maioria dos avaliadores são externos à UFV. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de 2 ou 3 especialistas "ad hoc" e dos membros do Comitê Editorial. O tempo estimado para o parecer inicial dos trabalhos científicos está entre 4 e 5 meses.