Políticas Editoriais
CONDIÇÕES PERTINENTES À SUBMISSÃO
Os trabalhos deverão estar rigorosamente dentro das normas propostas nas instruções aos autores, sendo essa condição essencial para que os mesmos possam ser submetidos à avaliação para publicação. Os autores devem cadastrar-se no portal da revista (www.seer.ufv.br) e submeter o manuscrito, caracterizando-os como Artigo Técnico-Científico, Revisão de Literatura ou Comunicação Breve.
Serão aceitos manuscritos redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.
Além do manuscrito, no ato da submissão, o autor deverá anexar uma carta de apresentação do trabalho. Caso o número de autores ultrapasse seis, deverá haver uma descrição informando qual foi a contribuição de cada autor envolvido no trabalho.
A carta de apresentação deve ser redigida e assinada pelo editor correspondente e/ou primeiro autor do trabalho. A carta deve ser elaborada de forma concisa e direta, sendo endereçada ao Editor Chefe da revista. Busque contextualizar brevemente a sua pesquisa e apresentar as contribuições alcançadas pelo seu trabalho, além de explanar os motivos pelos quais o seu artigo é de interesse aos leitores da revista Engenharia na Agricultura. Apresente ainda as razões pelas quais entende que o trabalho está dentro do escopo da revista.
Os manuscritos não poderão ultrapassar 25 laudas, incluindo Figuras e Tabelas.
As linhas do manuscrito devem ser enumeradas a fim de facilitar a avaliação do mesmo.
Não há taxa de submissão e, após aceito, os manuscritos serão publicados mediante o pagamento de uma taxa de publicação no valor de R$ 150,00 (mais informações no menu "taxas de processo e publicação dos artigos").
O pagamento deverá ser feito somente no momento em que o artigo for aceito para publicação. A requisição de pagamento dessa taxa será enviada via e-mail para o primeiro autor de cada artigo. O pagamento deverá ser feito Via Fundação Arthur Bernardes, FUNARBE, conforme instruções abaixo.
- Acessar a página da UFV: www.ufv.br
• Entrar no link respectivo à FUNARBE
• Já no site da FUNARBE, acessar Cursos e Eventos
• Escolher a opção Revista Engenharia na Agricultura
• Digitar o CPF do responsável pelo pagamento do artigo
• Gerar Boleto.
CONDIÇÕES PERTINENTES APÓS A APROVAÇÃO DO MANUSCRITO
Após o manuscrito ser aceito para publicação, o autor deverá também disponibilizar a versão em inglês do artigo, só então a publicação será realizada.
A tradução é de inteira responsabilidade do autor.
No site da revista há recomendações de tradutores especializados na área (no menu "Revisores e Tradutores" na página inicial), a fim de evitar quaisquer alterações de sentido no manuscrito.
No envio da versão traduzida para o inglês é obrigatório apresentar uma declaração de um tradutor fluente no idioma que ateste que o manuscrito foi revisado.
FLUXO EDITORIAL
O fluxo editorial é apresentado com detalhes na imagem abaixo:
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
O processo de avaliação dos artigos submetidos à Revista Engenharia na Agricultura corresponde a um sistema de dupla avaliação que contempla as etapas de (i) pré análise pelos editores (desk review) e (ii) análise por pareceristas, caso o artigo tenha sido aprovado na etapa de desk review.
Na desk review, o Editor Chefe e demais Editores de Seção da referida área que o artigo foi submetido se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, sua pertinência ao escopo da revista e o mérito científico do artigo para a área de conhecimento em questão.
Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista e esteja em discordância com o escopo da revista, os autores são comunicados sobre a decisão até quinze dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review são encaminhados a pelo menos dois avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para uma avaliação no sistema Double Blind Review.
Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós- graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras, assim como de instituições de pesquisa de renome. As avaliações são conduzidas considerando a qualidade técnica e contribuição do artigo dentro da área da Agricultura e temáticas agrícolas. Os avaliadores encaminham seus pareceres após o preenchimento de um formulário estruturado, onde se questiona sobre a adequação do artigo em termos de organização, estrutura, metodologia, mérito científico, dentre outros aspectos. Além disso, o avaliador pode anexar documentos e se posicionar por comentários a serem direcionados aos autores e/ou ao editor responsável. A etapa de avaliação dos artigos pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial, a qual é tomada pelo editor responsável a partir das recomendações dos especialistas. Caso haja necessidade mediante discordância ou dúvida entre os pareceres, o editor fará a consulta a um ou mais avaliadores para subsidiar sua decisão editorial.
A decisão editorial poderá ser encaminhada da seguinte forma:
Aceito
Correções obrigatórias (Grandes correções)
Correções obrigatórias (Pequenas correções)
Rejeitado
Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. No caso de “Correções Obrigatórias”, os autores serão notificados para que encaminhem via sistema três documentos: (i) arquivo contendo uma versão com as correções indicadas no texto; (ii) arquivo sem as correções; e (iii) respostas e justificativas aos questionamentos feitos pelos avaliadores do artigo.
O artigo sendo aceito, após as rodadas necessárias de avaliação, será encaminhado para a etapa de Edição de Texto. Nesta etapa, será solicitado aos autores o envio de três documentos ao final do prazo estipulado que pode variar entre 30 e 60 dias, a saber: (i) artigo em inglês, (ii) certificado que ateste a revisão do inglês pela empresa ou profissionais contratados e (iii) formulário preenchido com as afiliações dos autores e suas contribuições. Nesta etapa os autores devem providenciar a revisão/tradução do artigo contratando empresas e profissionais indicados pela revista, estes listados em um menu próprio no site da revista. Os gastos com a revisão/tradução são de responsabilidade dos autores.
Após o envio correto dos documentos requeridos na etapa de Edição de Texto, o fluxo editorial segue para a etapa de Editoração. Nesta etapa o artigo será diagramado e avaliado criteriosamente pela secretaria da revista em termos do atendimento das referências bibliográficas utilizadas. Na sequência, uma leitura de prova é encaminhada para os autores. Dúvidas de qualquer natureza, sejam elas textuais, de forma ou inadequação na qualidade de figuras serão reportadas aos autores para que as devidas correções e providências sejam tomadas. Mediante aprovação do artigo pelos autores e finalização dos trabalhos da secretaria, o artigo em sua versão final é encaminhado ao Editor-Chefe, o qual fará uma leitura criteriosa e solicitará correções à secretaria ou aos autores, do contrário, o artigo está apto a ser publicado. A publicação ocorre em fluxo contínuo, sendo então cadastrado o artigo com o DOI e publicado no site da revista.
TAXAS DE PROCESSO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS
a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo
b) publicação: 150,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de processamento.
A revista não cobra taxas para acesso dos artigos, como também as taxas cobradas são por fins de subsidiar a revista.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, registrada na Creative Commons.
PERIODICIDADE
A Revista Engenharia na Agricultura / Engineering in Agriculture até 2019 utilizava o modelo de periodicidade Bimestral. A partir de 2020, adota o modelo de Publicação Contínua.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E CONDUTA DE BOAS PRÁTICAS
Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.
Deveres dos Editores:
- Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões.
- Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores.
- Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.
- Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.
- Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Deveres dos Revisores:
- Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o autor na melhoria do artigo.
- Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão.
- Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.
- Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
- Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.
- Divulgação e Conflitos de Interesse: Informação privilegiada ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizados para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.
Deveres dos Autores:
- Padrões de Relato: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
- Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem rer sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
- Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
- Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
- Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecido ou listadas como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
- Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderim levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos.. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
- Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.
Deveres do Publisher
Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tem qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
* Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas