Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • O autor deverá submeter, além do artigo, a carta de apresentação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

(Atualizado em janeiro de 2020)

 

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES

 

  1. Objetivo

O presente regulamento objetiva uniformizar a apresentação das contribuições a serem encaminhadas para publicação na Revista Engenharia na Agricultura.

 

  1. Escopo da revista

Assuntos de interesse e relevância relacionados à:

  • Armazenamento e processamento de produtos agrícolas
  • Construções rurais e ambiência
  • Energia na agricultura
  • Mecanização agrícola
  • Meteorologia aplicada
  • Recursos hídricos e ambientais

 

  1. Instrução aos autores

        3.1 Condições pertinentes à submissão

Os trabalhos deverão estar rigorosamente dentro das normas propostas abaixo, sendo essa condição essencial para que os mesmos possam ser submetidos à avaliação para publicação. Os autores devem cadastrar-se no portal da revista (www.seer.ufv.br) e submeter o manuscrito, caracterizando-os como Artigo Técnico-Científico ou Revisão de Literatura.

Serão aceitos Artigos Científicos redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

Além do manuscrito, no ato da submissão o autor deverá anexar uma carta de apresentação do trabalho. Caso o número de autores ultrapasse seis, deverá haver uma descrição informando qual foi a contribuição de cada autor envolvido no trabalho. 

A carta de apresentação deve ser redigida e assinada pelo editor correspondente e/ou primeiro autor do trabalho. A carta deve ser elaborada de forma concisa e direta, sendo endereçada ao Editor Chefe da revista. Busque contextualizar brevemente a sua pesquisa e apresentar as contribuições alcançadas pelo seu trabalho, além de explanar os motivos pelos quais o seu artigo é de interesse aos leitores da revista Engenharia na Agricultura. Apresente ainda as razões pelas quais entende que o trabalho está dentro do escopo da revista.

Os manuscritos não poderão ultrapassar 25 laudas, incluindo Figuras e Tabelas.

Não há taxa de submissão e após aceito, os manuscritos serão publicados mediante o pagamento de uma taxa de publicação no valor de R$ 150,00.

As linhas do manuscrito devem ser enumeradas a fim de facilitar a avaliação do mesmo.

O pagamento deverá ser feito somente no momento em que o artigo for aceito para publicação. A requisição de pagamento dessa taxa será enviada via e-mail para o primeiro autor de cada artigo. O pagamento deverá ser feito Via Fundação Arthur Bernardes, FUNARBE, conforme instruções abaixo. 

 

  • Acessar a página da UFV: www.ufv.br 
    • Entrar no Link respectivo à FUNARBE 
    • Já no site da FUNARBE, acessar Cursos e Eventos 
    • Escolher a opção Revista Engenharia na Agricultura 
    • Digitar o CPF do responsável pelo pagamento do artigo 
    • Gerar Boleto. 

 

3.2 Condições pertinentes depois da aprovação do manuscrito

 

Após o manuscrito ser aceito para publicação, o autor deverá também disponibilizar a versão em inglês do artigo, só então a publicação será realizada.

A tradução é de inteira responsabilidade do autor.

No site da revista Engenharia na Agricultura há recomendações de tradutores especializados na área, a fim de evitar quaisquer alterações de sentido no manuscrito.

No envio da versão traduzida para o inglês é obrigatório apresentar uma declaração de um tradutor fluente no idioma que ateste que o manuscrito foi revisado.

 

3.3 Fluxo editorial

Na Figura 1 é apresentado com detalhes o fluxo editorial da Revista Engenharia na Agricultura.

 

  1. Processo de avaliação pelos pares

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Engenharia Agrícola. A maioria dos avaliadores são externos à UFV. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de 2 ou 3 especialistas "ad hoc" e dos membros do Comitê Editorial. O tempo estimado para o parecer inicial dos trabalhos científicos está entre 4 e 5 meses.

 

Figura 1: Detalhamento do fluxo editorial da Revista Engenharia na Agricultura.

 

  1. Normas para configuração de manuscrito

5.1 Tipos de manuscritos

 

As contribuições podem ser feitas como:

- Artigo técnico-científico: uma apresentação completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância dentro do escopo da revista.

- Revisão de literatura: levantamento amplo do estado da arte de algum assunto pertinente ao escopo da revista, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional.

 

 

*Para mais informações efetue o download do arquivo no link abaixo, é necessário possuir cadastro na revista para baixar o arquivo.

Instruções aos autores

*For more information download the file in the link below, it's necessary to register in order to download the file.

Instructions to the authors

Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.