Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • O autor deverá submeter, além do artigo, a carta de apresentação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Os autores declaram que não há conflito de interesse.

Diretrizes para Autores

(Atualizado em junho de 2021)

 

A Revista Engenharia na Agricultura aceita submissões dos seguintes tipos de artigos:

1) Artigo técnico-científico: uma apresentação completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância dentro do escopo da revista.

2) Revisão de literatura: levantamento amplo do estado da arte de algum assunto pertinente ao escopo da revista, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional.

3) Comunicação Breve: O texto não deve ultrapassar 1.700 palavras, excluindo as referências e ilustrações. O número total de ilustrações não deve exceder 3 e o de referências bibliográficas, 20.

 

Orientações sobre a formatação dos manuscritos

- As contribuições serão enviadas sem identificação dos autores e de suas origens.

- Visando facilitar o processo de submissão e formatação das contribuições, a Revista Engenharia na Agricultura propõe simplificar as normas, visto que a formatação e diagramação dos artigos aprovados serão realizadas pela secretaria da revista após a aprovação dos manuscritos.

- Apesar da facilidade e liberdade que os autores possuem na formatação das contribuições, as citações e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas propostas neste documento, podendo o manuscrito ser rejeitado ou solicitado a sua revisão caso não haja o devido atendimento a padronização proposta.

- Na primeira linha do documento indicar o tipo da contribuição (artigo técnico-científico, revisão de literatura ou comunucação breve).

- O resumo deve conter no máximo 15 linhas, com no máximo 5 palavras-chave.

- O arquivo deve ser editado em word, com configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, e espaçamento entre linhas de 1,5. As margens deverão ser configuradas conforme as seguintes dimensões: superior: 2,5 cm, inferior 3 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm.

 

Figuras e Tabelas

- Ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto; devem ser citadas como Figuras ou Tabelas (e não como Quadro). As Figuras devem ser padronizadas com no mínimo 7 cm e 8 cm de altura e largura, respectivamente. As legendas devem ser apresentadas na mesma página em que se encontram as Figuras ou Tabelas. As palavras Figura ou Tabelas devem aparecer em negrito e com apenas a inicial maiúscula e seguidas de dois pontos.

- As Figuras, coloridas ou em preto e branco, deverão ser apresentadas nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em arquivos à parte salvas em extensão TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi. As Tabelas deverão ser inseridos no texto depois da devida citação no texto. Deverão ser elaboradas preferencialmente em Excel, com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, salvos em extensão XLS e com resolução de 300 dpi.

- As legendas das Tabelas devem ser apresentadas anteriormente à apresentação dos mesmos e as das Figuras devem ser apresentadas posteriormente às mesmas. As Tabelas e as Figuras não devem ultrapassar as margens da página. Todas as Figuras e Tabelas deverão estar citadas no texto.

 

Símbolos e Fórmulas

- Os símbolos e fórmulas deverão ser feitos em processador que possibilite a formatação para programa Indesign (ex: MathType, Equation, etc.), sem perda de suas formas originais. As Unidades e Medidas devem obedecer ao Sistema Internacional de Unidades, e a nomenclatura científica devem estar com os nomes científicos sempre em itálico de acordo com as normas da ABNT.

Equações: Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas e citadas no texto.

y = a x + b                        (1)

Em que,

y = velocidade, m.s-1;

a = coeficiente angular; x = rotação, rad.s-1; e

b = coeficiente linear

 

Citações e referências

Todas as referências devem ser citadas no texto e vice-versa.

Os formatos de citação e referência devem seguir o modelo das normas ABNT 6023, de acordo com os exemplos a seguir:

 

Citações

Um autor

Silva (2000) ou (Silva, 2000).

 

Dois autores:

Santos e Luz (2010) ou (Santos & Luz, 2010).

 

Três ou mais autores:

 Melo et al. (2012) ou (Melo et al., 2012).

 

Documentos do mesmo autor, publicados no  mesmo ano:

Brasil (2000a/2000b) ou (Brasil, 2000a/2000b).

 

REFERÊNCIAS

 

Livro (apenas elementos essenciais):

autor, título (em negrito), subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação.

Ex:

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

 

Livro (com elementos complementares):

Ex:

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p., 18 cm. (Cadernos de gestão, v. 4). Bibliografa: p. 149-155. ISBN 978-85-3263-62-01.

 

Livro em meio eletrônico: como as informadas acima, porém, acrescenta-se o DOI (se houver) e informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros).

Ex:

GODINHO, Thais. Vida organizada: como defnir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

 

Trabalho acadêmico:

autor, título (em negrito), subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa.

Ex:

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

Parte de monografia:

autor e título da parte, seguidos da expressão In: ou Separata de:, e da referência completa da monografa no todo.

Ex:

SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

 

Parte de monográfica em meio eletrônico: como as informadas acima, porém, acrescenta-se o DOI (se houver) e informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros).

Ex:

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Estômago. In: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2010. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/ wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/estomago/defnicao. Acesso em: 18 mar. 2010.

 

Artigo: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico (em negrito), subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e fnal, e data ou período de publicação.

Ex:

LUCCA, Gabriella. Notas curtas. Getulio, São Paulo, ano 3, p. 9, jul./ago. 2009.

 

Artigo em meio eletrônico: como as informadas acima, porém, acrescenta-se o DOI (se houver) e informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros).

Ex:

VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

 

Matéria de jornal: autor, título, subtítulo (se houver), título do jornal (em negrito), subtítulo do jornal (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

Ex:

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

 

Matéria de jornal em meio eletrônico: como as informadas acima, porém, acrescenta-se o DOI (se houver) e informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros).

Ex:

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

 

Evento: Inclui o conjunto dos documentos resultantes de evento (atas, anais, proceedings, entre outros).

nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento, seguidos dos dados de local, editora e data da publicação.

Ex:

INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CHEMICAL CHANGES DURING FOOD PROCESSING, 2., 1984, Valencia. Proceedings [...]. Valencia: Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, 1984.

 

Evento em meio eletrônico: como as informadas acima, porém, acrescenta-se o DOI (se houver) e informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online e outros).

Ex:

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

 

Documento jurídico: Inclui legislação, jurisprudência e atos administrativos normativos

jurisdição, ou cabeçalho da entidade, em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação.

Ex:

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas