Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • O autor deverá submeter, além do artigo, a carta de apresentação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

(Atualizado em janeiro de 2020)

 

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES

 

  1. Objetivo

O presente regulamento objetiva uniformizar a apresentação das contribuições a serem encaminhadas para publicação na Revista Engenharia na Agricultura.

  1. Escopo da revista

Assuntos de interesse e relevância relacionados à:

  • Armazenamento e processamento de produtos agrícolas
  • Construções rurais e ambiência
  • Energia na agricultura
  • Mecanização agrícola
  • Meteorologia aplicada
  • Recursos hídricos e ambientais
  1. Instrução aos autores

        3.1 Condições pertinentes à submissão

Os trabalhos deverão estar rigorosamente dentro das normas propostas abaixo, sendo essa condição essencial para que os mesmos possam ser submetidos à avaliação para publicação. Os autores devem cadastrar-se no portal da revista (www.seer.ufv.br) e submeter o manuscrito, caracterizando-os como Artigo Técnico-Científico ou Revisão de Literatura.

Serão aceitos Artigos Científicos redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

Além do manuscrito, no ato da submissão o autor deverá anexar uma carta de apresentação do trabalho. Caso o número de autores ultrapasse seis, deverá haver uma descrição informando qual foi a contribuição de cada autor envolvido no trabalho. 

A carta de apresentação deve ser redigida e assinada pelo editor correspondente e/ou primeiro autor do trabalho. A carta deve ser elaborada de forma concisa e direta, sendo endereçada ao Editor Chefe da revista. Busque contextualizar brevemente a sua pesquisa e apresentar as contribuições alcançadas pelo seu trabalho, além de explanar os motivos pelos quais o seu artigo é de interesse aos leitores da revista Engenharia na Agricultura. Apresente ainda as razões pelas quais entende que o trabalho está dentro do escopo da revista.

Os manuscritos não poderão ultrapassar 25 laudas, incluindo Figuras e Tabelas.

Não há taxa de submissão e após aceito, os manuscritos serão publicados mediante o pagamento de uma taxa de publicação no valor de R$ 150,00.

As linhas do manuscrito devem ser enumeradas a fim de facilitar a avaliação do mesmo.

O pagamento deverá ser feito somente no momento em que o artigo for aceito para publicação. A requisição de pagamento dessa taxa será enviada via e-mail para o primeiro autor de cada artigo. O pagamento deverá ser feito Via Fundação Arthur Bernardes, FUNARBE, conforme instruções abaixo. 

 

  • Acessar a página da UFV: www.ufv.br 
    • Entrar no Link respectivo à FUNARBE 
    • Já no site da FUNARBE, acessar Cursos e Eventos 
    • Escolher a opção Revista Engenharia na Agricultura 
    • Digitar o CPF do responsável pelo pagamento do artigo 
    • Gerar Boleto. 

3.2 Condições pertinentes depois da aprovação do manuscrito

 

Após o manuscrito ser aceito para publicação, o autor deverá também disponibilizar a versão em inglês do artigo, só então a publicação será realizada.

A tradução é de inteira responsabilidade do autor.

No site da revista Engenharia na Agricultura há recomendações de tradutores especializados na área, a fim de evitar quaisquer alterações de sentido no manuscrito.

No envio da versão traduzida para o inglês é obrigatório apresentar uma declaração de um tradutor fluente no idioma que ateste que o manuscrito foi revisado.

3.3 Fluxo editorial

Na Figura 1 é apresentado com detalhes o fluxo editorial da Revista Engenharia na Agricultura.

  1. Processo de avaliação pelos pares

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Engenharia Agrícola. A maioria dos avaliadores são externos à UFV. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de 2 ou 3 especialistas "ad hoc" e dos membros do Comitê Editorial. O tempo estimado para o parecer inicial dos trabalhos científicos está entre 4 e 5 meses.

 

Figura 1: Detalhamento do fluxo editorial da Revista Engenharia na Agricultura.

 

  1. Normas para configuração de manuscrito

5.1 Tipos de manuscritos

 

As contribuições podem ser feitas como:

- Artigo técnico-científico: uma apresentação completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância dentro do escopo da revista.

- Revisão de literatura: levantamento amplo do estado da arte de algum assunto pertinente ao escopo da revista, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional.

5.2 Orientações sobre a formatação dos manuscritos

 

  • As contribuições serão enviadas sem identificação dos autores e de suas origens.
  • Visando facilitar o processo de submissão e formatação das contribuições, a Revista Engenharia na Agricultura propõe simplificar as normas, visto que a formatação e diagramação dos artigos aprovados serão realizadas pela secretaria da revista após a aprovação dos manuscritos.
  • Apesar da facilidade e liberdade que os autores possuem na formatação das contribuições, as citações e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas propostas neste documento, podendo o manuscrito ser rejeitado ou solicitado a sua revisão caso não haja o devido atendimento a padronização proposta.
  • Na primeira linha do documento indicar o tipo da contribuição (artigo técnico-científico ou revisão de literatura). Na sequência, indicar o título do artigo (negrito, centralizado), seguido do resumo e as palavras chaves, assim como sua versão em inglês, como segue abaixo.

 

Artigo Técnico-Científico/Revisão de Literatura

TÍTULO: Centralizado; Claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.

 

RESUMO

O texto deverá apresentar a seguinte estrutura: relevância do trabalho, objetivo geral, metodologia, principais resultados e conclusões, em texto contínuo sem tópicos contendo no máximo 15 linhas. Deverá iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto, procurando justificar sua importância (sem incluir referências).

PALAVRAS-CHAVE: Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3, Palavra 4, Palavra 5

NOME DO ARTIGO EM LÍNGUA EXTRANGEIRA EM CAIXA ALTA E NEGRITO

 

                                                                ABSTRACT

O texto deverá apresentar a seguinte estrutura: relevância do trabalho, objetivo geral, metodologia, principais resultados e conclusões, em texto contínuo sem tópicos contendo no máximo 15 linhas. Deverá iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto, procurando justificar sua importância (sem incluir referências).

KEYWORDS: Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3, Palavra 4, Palavra 5 (até seis palavras-chave)

 

Orientações gerais para os itens subsequentes

 

  • O arquivo deve ser editado em word, com configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, e espaçamento entre linhas de 1,5. As margens deverão ser configuradas conforme as seguintes dimensões: superior: 2,5 cm, inferior 3 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm.

 

  • No caso de contribuições Técnico-Científicas na sequência devem ser apresentados a INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS e AGRADECIMENTOS (opcional). Estes itens devem ser apresentados em letras maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, com alinhamento à esquerda.

 

  • No caso de Revisões de Literatura na sequência devem ser apresentados obrigatoriamente a INTRODUÇÃO e CONSIDERAÇÕES FINAIS. Estes itens devem ser apresentados em letras maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, com alinhamento à esquerda.

 

  • O texto do tópico CONCLUSÕES e CONSIDERAÇÕES FINAIS deverá estar com marcador (●) em cada parágrafo. Em caso de agradecimentos, este item deverá vir após as conclusões. Serão aceitos subitens com até dois níveis (Ex: 1.1; 1.1.1), caso sejam inseridos no texto devem ser apresentados em negrito e itálico.

 

  • Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Engenharia na Agricultura, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita a autorização expressa da direção da REVENG. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

  1. INTRODUÇÃO

Devem ser evitadas divagações, e se concentrando no assunto que levará o leitor a entender o objetivo do trabalho. Para isso, deve-se utilizar principalmente de bibliografia recente (dos últimos 10 anos e preferencialmente periódicos indexados) e apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando-se no máximo 45 linhas.

  1. MATERIAL E METÓDOS

Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a(s) referência(s) bastará (ão); caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos e analisados deverão ser confrontados com os da bibliografia apresentada na Introdução e com outras pertinentes à área do trabalho, e discutidos à luz dos conhecimentos consagrados, concordando ou discordando desses com explicações científicas e ou técnicas, mas destacando-se principalmente a importância e a originalidade desses dados. A redação desse item deve ser elaborada não apenas relatando que os resultados obtidos concordam com ou discordam de os resultados obtidos por outros pesquisadores, mas também, de forma clara e concisa, procurar explicar por que os resultados foram esses e por que concordam ou discordam dos apresentados na literatura.

  1. CONCLUSÕES

Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas de forma clara, direta e concisa, facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo.

  1. AGRADECIMENTO

Agradecimentos a pessoas e/ou a instituições devem ser inseridos, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

     O autor também deverá apresentar uma declaração informando que não há conflito de interesse.

 

Formatação de Figuras, Tabelas e demais itens para contribuições de Artigos Técnico-Científico e Revisão de Literatura

 

  1. Figuras e Tabelas

Ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto; devem ser citadas como Figuras ou Tabelas (e não como Quadro). As Figuras devem ser padronizadas com no mínimo 7 cm e 8 cm de altura e largura, respectivamente. As legendas devem ser apresentadas na mesma página em que se encontram as Figuras ou Tabelas. As palavras Figura ou Tabelas devem aparecer em negrito e com apenas a inicial maiúscula e seguidas de dois pontos (Ex: Figura 1:).

As Figuras, coloridas ou em preto e branco, deverão ser apresentadas nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em arquivos à parte salvas em extensão TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi. As Tabelas deverão ser inseridos no texto depois da devida citação no texto. Deverão ser elaboradas preferencialmente em Excel, com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, salvos em extensão XLS e transformados em TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi.

As legendas das Tabelas devem ser apresentadas anteriormente à apresentação dos mesmos e as das Figuras devem ser apresentadas posteriormente às mesmas. As Tabelas e as Figuras não devem ultrapassar as margens da página. Todas as Figuras e Tabelas deverão estar citadas no texto.

Exemplos:

Figure 1. Polyampholyte molecular composition prepared by random, free-radical polymerizatio.

 

Tabela 2. Comparação dos processos térmicos para lodos de ETEs.

  1. Símbolos e Fórmulas

Os símbolos e fórmulas deverão ser feitos em processador que possibilite a formatação para programa Indesign (ex: MathType, Equation, etc.), sem perda de suas formas originais. As Unidades e Medidas devem obedecer ao Sistema Internacional de Unidades, e a nomenclatura científica devem estar com os nomes científicos sempre em itálico de acordo com as normas da ABNT.

Equações: Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas e citadas no texto.

y = a x + b                  (1)

Em que,

y = velocidade, m.s-1;

a = coeficiente angular;

x = rotação, rad.s-1; e

b = coeficiente linear

Equações mais complexas deverão ser elaboradas com a ferramenta “Equação” do editor de texto Word, mantendo o mesmo tipo e o mesmo tamanho da fonte do texto.

 

  1. Referências Bibliográficas

Citações

 

Podem ser feitas através de uma das seguintes opções: pelo software Mendeley ou pelas orientações propostas neste arquivo.

 

7.1 Mendeley

O Mendeley é um software gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Download através do link https://www.mendeley.com/download-desktop/. Clique aqui para acessar o manual do usuário (tutorial de citação a partir da página 77 do manual). Utilizar o estilo de citação ABNT (para adicioná-lo basta seguir o caminho: “View”, “CitationStyle”, “More Styles”, “Get More Styles”, digitar na barra de pesquisa “Associação Brasileira de Normas Técnicas (Portuguese – Brazil)”, instalar e clicar em “Use thisStyle”).

 

7.2 Orientações propostas

No decorrer do texto as citações devem seguir os exemplos: (nome(s) do(s) autor(es) com a primeira letra em caixa alta e o restante em caixa baixa) Oliveira e Souza (2015), ou ainda (nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta e caso sejam até 3 autores os nomes serão separados por “;”)  (OLIVEIRA; SOUZA, 2015); existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), será identificado com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação: Oliveira e Souza (2015a). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., exemplo: (SOUZA et al., 2015), mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada.

 

Referências

Exemplos:

 

Artigo em periódico

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista (negrito), Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final e ano.

Exemplo:

 

  1. a) um autor:

MANSILLA, H.C.F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v.24, n.2, p.259-270, 1998.

 

  1. b) até dois autores:

O procedimento é o mesmo que o anterior, porém, são escritos os nomes dos dois autores separados por ponto e vírgula seguido de espaço.

 

PINHEIRO, A. G.; SANTOS, T. E. Crescimento de plantas de trigooriundas de sementes, de alto e baixo vigor, tratadas com amnoácido. Revista Engenharia na Agricultura,Viçosa, v.27, n.5, p. 298–306, 2018.

 

  1. c) três ou mais autores:

Aponta-se apenas o primeiro e acrescenta-se a expressão latina et al.

SILVA, H. W. DA et al. Qualidade de sementes de eugenia. Revista Engenharia na Agricultura, Viçosa, v. 27, n. 1, p. 12–21, 2019.

 

Livros

 

  1. um autor:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título. Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano.

Exemplo:

QUEIRÓZ, E. O Primo Basílio: 25 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1878

 

  1. b) até dois autores:

O procedimento é o mesmo que o anterior, porém, são escritos os nomes dos dois autores separados por ponto e vírgula seguido de espaço.

Exemplo:

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Análise sobre o Comportamento de Compra: 5. ed. São Paulo: Editora USP, 2002

 

  1. c) três ou mais autores:

Aponta-se apenas o primeiro e acrescenta-se a expressão latina et al.

Exemplo:

ADRIANO, P. et al. Teoria Das Elites. Rio de Janeiro: Editora Exemplo, 2010.

 

  1. d) Autor é desconhecido:

TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade- Editora – ano de publicação- página

Exemplo:

AS VÁRIAS FACES DA SÁUDE, São Paulo: Editora Academia, 1994. p.134

 

Dissertação e tese

SOBRENOME, Nome abreviado. Título (negrito). Ano de Apresentação. Número de Folhas. Categoria, Instituição, Local, ano.

Exemplo:

CARVALHO, J. S. A Metodologia nas Humanidades. 1994. 20f.Dissertação de Mestrado, Universidade Portuguesa, Lisboa, 1994.

 

CONFORMIDADE DA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos neste arquivo.
  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

 

*Para mais informações efetue o download do arquivo no link abaixo, é necessário possuir cadastro na revista para baixar o arquivo.


Instruções aos autores

 

*For more information download the file in the link below, it's necessary to register in order to download the file.

Instructions to the authors

Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.