ÓLEO REFINADO DE SOJA PARA ACIONAMENTO DE MOTORES DIESEL
DOI:
https://doi.org/10.13083/reveng.v18i4.157Palavras-chave:
Biocombustível, motor diesel e óleo vegetalResumo
O objetivo do trabalho foi verificar a viabilidade da utilização do Óleo Refinado de Soja (ORS) em motores de ciclo diesel de baixa potência. O trabalho foi realizado no Laboratorio de Mecanização Agricola da Universidade Federal de Viçosa. Para a representação das curvas de rendimento do motor, os dados foram tabulados e analisados estatisticamente com o auxílio do software SAS e as equações geradas foram testadas pelo teste T e F, e para a representação das curvas de rendimento foi utilizado analises de regressão. As características analisadas foram: a viscosidade cinemática das misturas em diferentes proporções de ORS e óleo diesel com um viscosímetro Saybolt Universal; os rendimentos foram realizados em um motor Yanmar modelo NSB75, com potência nominal de 5.5 cv a 1800 rpm, monocilíndrico e injeção direta, sendo o combustível utilizado para os ensaios as misturas de ORS e óleo diesel nas proporções de 0, 2, 10, 20, 30, 40, e 50%. Verificou-se que o aquecimento é uma técnica viável para a redução da viscosidade e que para atender Portaria ANP 310, as proporções têm que ser pequenas e deverão ser aquecidas, e o aquecimento é mais eficiente em proporções maiores de ORS. Foi verificado aumento da potência e do torque em função do aumento da proporção de ORS, com relação ao consumo específico não foram encontras diferenças significativas. Em relação ao custo concluiu-se que em R$ kW-1h-1, não ocorreram diferenças significativas. Conclui-se que, a utilização do óleo vegetal se mostrou viável, de forma técnica e outros trabalhos deverão ser realizados para avaliar o motor em condições de trabalho por longo período, para avaliar as condições de desgaste e de manutenção.Downloads
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