INFLUÊNCIA DA PROFUNDIDADE DE ADUBAÇÃO E DA VELOCIDADE DE UMA SEMEADORA NO ESTABELECIMENTO INICIAL DA CULTURA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris, L.)

Autores

  • Paula Cristina Rinaldi
  • Haroldo Carlos Fernandes
  • Mauri Martins Teixeira
  • João Cleber Modernel da Silveira
  • Ronaldo Goulart Magno Junior

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v18i2.201

Palavras-chave:

conjunto mecanizado, avaliação do desempenho, plantio direto

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar o estabelecimento inicial da cultura do feijão implantada no sistema de plantio direto. Utilizou-se um esquema fatorial 4x2, no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. Combinaram-se quatro velocidades de deslocamento e duas profundidades de deposição do adubo. Avaliaram-se a uniformidade de distribuição longitudinal, o porcentual, o índice de velocidade e o tempo médio de emergência de plântulas. Verificou-se que nas velocidades de 3 e 6 km h-1 houve maiores valores porcentuais de espaçamentos aceitáveis e menores de espaçamentos falhos. Na menor profundidade de adubação, observou-se menor número de dias para a emergência das plântulas. Conclui-se que, as velocidades de deslocamento utilizadas para a semeadura e as profundidades de deposição do adubo influenciaram o estabelecimento inicial da cultura do feijão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rinaldi, P. C., Fernandes, H. C., Teixeira, M. M., Silveira, J. C. M. da, & Magno Junior, R. G. (2010). INFLUÊNCIA DA PROFUNDIDADE DE ADUBAÇÃO E DA VELOCIDADE DE UMA SEMEADORA NO ESTABELECIMENTO INICIAL DA CULTURA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris, L.). Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 18(2), 123–130. https://doi.org/10.13083/reveng.v18i2.201

Edição

Seção

.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>