SISFLOR: A COMPUTATIONAL SYSTEM TO DETERMINE THE OPTIMAL TREE BUCKING

Resumo

Um mercado florestal cada vez mais competitivo e atrelado às demandas por multiprodutos da madeira favorecem o estudo e o desenvolvimento de aplicações que busquem aumentar a receita dos empreendimentos florestais. Durante a colheita, o padrão de corte (sortimento) no qual as árvores são traçadas é determinado tradicionalmente pela experiência do motosserista, sem o emprego de qualquer técnica de otimização, o que pode acarretar em perdas financeiras em relação aos produtos comercializados. Normalmente, existem inúmeros sortimentos distintos passíveis de escolha e dificilmente processados por um algoritmo de força bruta. Trata-se do problema do sortimento florestal em nível de árvore individual com o objetivo de maximizar o valor comercial das árvores abatidas. A Programação Dinâmica (PD) apresenta-se como uma técnica de otimização eficiente para determinar os sortimentos ótimos das árvores, pois permite reduzir significantemente o número de cálculos a serem feitos. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um sistema computacional moderno e intuitivo capaz de encontrar os sortimentos ótimos via PD a fim de auxiliar as empresas durante o traçamento dos fustes, caracterizando-se assim, como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. Após a execução do sistema, o sortimento ótimo é exibido detalhando-se sequencialmente todos os produtos que devem ser retirados do fuste analisado, assim como seus respectivos volumes e receita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Freitas Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bacharel em Ciência da Computação, Professor Adjunto da UFES

Marcelo Otone Aguiar, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Marcelo Otone Aguiar é Professor no Departamento de Computação da Universidade Federal do Espírito Santo, campus de Alegre (CCENS-UFES). Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de floresta e pesquisa operacional.

Mayra Luiza Marques da Silva, São João Del-Rei-MG-UFSJ

Engenheira Florestal, Professora Adjunta da UFSJ/Jerônimo São João Del-Rei-MG, Bolsista PQ do CNPq

Gilson Fernandes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Engenheiro Florestal, Professor Titular da UFES, Bolsista PQ do CNPq

Adriano Ribeiro de Mendonça, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Engenheiro Florestal, Professor da UFES, Bolsista PQ do CNPq

Publicado
2020-06-29
Como Citar
Silva, R. F., Aguiar, M. O., da Silva, M. L. M., da Silva, G. F., & de Mendonça, A. R. (2020). SISFLOR: A COMPUTATIONAL SYSTEM TO DETERMINE THE OPTIMAL TREE BUCKING. REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG, 28, 192-201. https://doi.org/10.13083/reveng.v28i.3876
Seção
Mecanização Agrícola

Most read articles by the same author(s)