Extração de Arsênio em lodo de esgoto através do processo de fitoextração

Autores

  • Anarelly Costa Alvarenga Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-0487-881X
  • Paulo Henrique Silveira Cardoso Engenheiro Agricola e Ambiental, UFMG
  • Igor Geraldo Souza Cunha Engenheiro Florestal Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Wellen Barbosa GonÇalves Engenheira Agrônoma, pela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Regynaldo Arruda Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v27i6.6242

Palavras-chave:

Tratamento de resíduos, biossólido, poluição ambiental

Resumo

A presença de arsênio no lodo de esgoto pode limitar a utilização agrícola desse resíduo, pois esse elemento químico apresenta elevada periculosidade aos seres vivos, podendo entrar na cadeia alimentar e acumular-se ao longo dessa. Diante do exposto, a pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de fitoextração de As pelo capim elefante, cultivado em lodo de esgoto puro. Visando o desenvolvimento de uma tecnologia de baixa custo para retirada de As do lodo de esgoto. O experimento foi realizado em casa de vegetação do ICA/UFMG durante 150 dias, em delineamento blocos casualizados. Os tratamento corresponderam a 5 períodos do cultivo de P. purpureum em parcelas de lodo de esgoto (30; 60; 90; 120 e 150 dias a partir do plantio de estacas) e 2 testemunhas (parcelas de lodo não cultivado e plantio da gramínea em solo). O As foi detectado em concentrações de 0,41 e 0,37 mg kg-1 no lodo de esgoto e solo, respectivamente. O P. purpureum  foi capaz de absorver  e translocar quantidades consideráveis de As, média de 0,35  mg kg-1,  variando de acordo com os períodos de cultivo. No final do período experimental, houve decréscimo de 27,03% na concentração de As no lodo quando comparado aos valores iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anarelly Costa Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Mestra em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espirito Santo-UFES.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Alvarenga, A. C., Cardoso, P. H. S., Cunha, I. G. S., GonÇalves, P. W. B., & Sampaio, R. A. (2019). Extração de Arsênio em lodo de esgoto através do processo de fitoextração. Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 27(6), 565–573. https://doi.org/10.13083/reveng.v27i6.6242

Edição

Seção

Recursos Hídricos e Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)