ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM NITOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO APÓS A APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO

Autores

  • Liliane Scabora Mioto Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Sérgio Lourenço de Freitas Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Marques Voroniak Universidade Estadual de Maringá
  • João Danilo Barbieri Universidade Estadual de maringá
  • Ana Claudia Sossai Souza Universidade estadual de maringá

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v27i6.930

Palavras-chave:

fertilidade, resíduo líquido, reuso

Resumo

A disposição de efluente doméstico no sistema solo-planta pode minimizar os custos de produção em razão do aporte de água e nutrientes para as plantas, e reduzir o impacto ambiental nos corpos hídricos. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de doses crescentes de efluente doméstico tratado sobre os atributos químicos do solo e sobre a produção de matéria seca de plantas de milho. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, localizada na Universidade Estadual de Maringá. O experimento foi arranjado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram avaliadas cinco doses de efluente doméstico (0, 150, 300, 450 e 600 m3.ha-1) e na subparcela foram avaliadas cinco profundidades (0–0,05; 0,05–0,10; 0,10–0,20; 0,20–0,40; 0,40–0,60 m). O milho foi semeado nas unidades experimentais, e 15 dias após a emergência foram aplicados os tratamentos. Os resultados mostraram que a aplicação do efluente não influenciou os valores de pH, fósforo e potássio no solo; entretanto, a concentração de sódio aumentou. Em relação à produção de matéria seca, não se constatou efeito significativo com a aplicação das doses crescentes de efluente doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Scabora Mioto, Universidade Estadual de Maringá

Engenheira Agrícola, Mestre em Agronomia, Doutoranda em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no departamento de Engenharia Agrícola -UEM.

Paulo Sérgio Lourenço de Freitas, Universidade Estadual de Maringá

ossui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Engenharia Agrícola (1989) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor asociado da Universidade Estadual de Maringá.

Juliana Marques Voroniak, Universidade Estadual de Maringá

Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá.

João Danilo Barbieri, Universidade Estadual de maringá

Graduado em Administração com pós em Gestão de pessoas, graduado em Agronomia com mestrado em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, atualmente doutorando no programa de pós graduação .

Ana Claudia Sossai Souza, Universidade estadual de maringá

Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Scabora Mioto, L., Lourenço de Freitas, P. S., Marques Voroniak, J., Barbieri, J. D., & Sossai Souza, A. C. (2019). ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM NITOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO APÓS A APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO. Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 27(6), 518–528. https://doi.org/10.13083/reveng.v27i6.930

Edição

Seção

Recursos Hídricos e Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)