Educação, poder e liberdade de cátedra: o espaço acadêmico contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32361/2020120210788

Palavras-chave:

Docência, Universidade, Panoptismo, Trabalho, Adoecimento

Resumo

Existe uma onda de perseguição no espaço acadêmico e a hipótese deste trabalho é que os ataques contra a Universidade Pública refletem o fortalecimento do discurso reacionário na sociedade. O objetivo geral é discutir os ataques contra a Universidade Pública, o objetivo específico é analisar seus impactos no ambiente de trabalho e no adoecimento docente. Optamos pelo método indutivo a partir de um caso concreto com suporte de referencial bibliográfico para o desenvolvimento dos objetivos do trabalho. A conclusão apontou que a Universidade tornou-se espaço de vigilância o que afeta o trabalho docente gerando adoecimento e improdutividade.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto de Oliveira Diniz, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professor na Universidade Federal de Jataí. Coordenador do Projeto de Pesquisa “Poder, Estado e Capitalismo: Impactos no Processo de Construção do Direito (PI03572-2019)”. E-mail: carlosaugustodiniz@hotmail.com.

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Publicado

06-11-2020

Como Citar

DINIZ, C. A. de O. Educação, poder e liberdade de cátedra: o espaço acadêmico contemporâneo. Revista de Direito, [S. l.], v. 12, n. 02, p. 01–27, 2020. DOI: 10.32361/2020120210788. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/10788. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo