O princípio da proibição do retrocesso social como meio protetivo dos direitos fundamentais

Autores

  • João Paulo Reis de Deus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo pondera a relação existente entre o princípio da proibição do retrocesso social e a proteção dos direitos fundamentais sociais. Partindo-se da premissa que os direitos fundamentais sociais carecem de prestações positivas do Estado e que, por isso, demandam um esforço maior do Poder Público para a sua concretização, o objetivo desse trabalho é perquirir acerca da evolução dos direitos fundamentais e discutir a importância de tratá-los como pressupostos legitimadores de um Estado que se pretenda Democrático e de Direito. Assim, diante da confrontação existente entre a possibilidade do Estado garantir um direito fundamental social e das condições orçamentárias para a sua concretização, surge à necessidade de analisar o princípio em comento, a sua incidência e os seus limites, de forma a garantir que os cidadãos de determinado governo não sejam surpreendidos com a supressão ou diminuição de direitos sociais já implementados.

Palavras chave: Estado Democrático de Direito. Direitos Fundamentais. Direitos Sociais. Princípio da Proibição do Retrocesso Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-02-2016

Como Citar

DE DEUS, J. P. R. O princípio da proibição do retrocesso social como meio protetivo dos direitos fundamentais. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 189–233, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1626. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo