O princípio da proibição do retrocesso social como meio protetivo dos direitos fundamentais

Autores/as

  • João Paulo Reis de Deus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumen

O presente artigo pondera a relação existente entre o princípio da proibição do retrocesso social e a proteção dos direitos fundamentais sociais. Partindo-se da premissa que os direitos fundamentais sociais carecem de prestações positivas do Estado e que, por isso, demandam um esforço maior do Poder Público para a sua concretização, o objetivo desse trabalho é perquirir acerca da evolução dos direitos fundamentais e discutir a importância de tratá-los como pressupostos legitimadores de um Estado que se pretenda Democrático e de Direito. Assim, diante da confrontação existente entre a possibilidade do Estado garantir um direito fundamental social e das condições orçamentárias para a sua concretização, surge à necessidade de analisar o princípio em comento, a sua incidência e os seus limites, de forma a garantir que os cidadãos de determinado governo não sejam surpreendidos com a supressão ou diminuição de direitos sociais já implementados.

Palavras chave: Estado Democrático de Direito. Direitos Fundamentais. Direitos Sociais. Princípio da Proibição do Retrocesso Social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

01.02.2016

Cómo citar

DE DEUS, J. P. R. O princípio da proibição do retrocesso social como meio protetivo dos direitos fundamentais. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 189–233, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1626. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos