As teorias do estado e a modernidade tardia

Autores

  • Vinício Carrilho Martinez Universidade de São Carlos (UFSCar).
  • Antenor Alves Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Palavras-chave:

Estado Democrático de Direito Internacional, Monismo Jurídico, Teorias do Estado.

Resumo

O artigo tem por objetivo geral indicar alguns aspectos do pluralismo político-jurídico enumerados como essenciais à formação do Estado Democrático de Direito Internacional. O texto que se segue se alinha às Teorias do Estado em sua contemporaneidade – aqui denominada de Modernidade Tardia. O desafio posto exige a superação do individualismo jurídico e o revigoramento das concepções sociais do direito. Uma conclusão geral indica a necessidade de superação dos padrões atuais do pragmatismo, do formalismo e do monismo jurídico. Trata-se, portanto, de rearticular o debate epistemológico da firmação e do reconhecimento do outro, sobretudo, diante de alguns institutos jurídicos da exceção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinício Carrilho Martinez, Universidade de São Carlos (UFSCar).

Pós-doutorado em Educação e em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciências Sociais pela UNESP. Mestre em Educação pela UNESP e em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (FEDNP). Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP e em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (CUEM). Atualmente atua no serviço público como Professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos. É jornalista.

Antenor Alves Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especializado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (UCB). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente atua no serviço público como Técnico em Assuntos Educacionais na UNIR, no Departamento de Psicologia (DEPSI), Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho, Rondônia.

Downloads

Publicado

01-02-2016

Como Citar

MARTINEZ, V. C.; SILVA, A. A. As teorias do estado e a modernidade tardia. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 61–86, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1658. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)