A cooperação internacional

Autores

  • Leila Arruda Cavallieri Universidade Veiga de Almeida UVA

Palavras-chave:

Cooperação Internacional, Ordem Pública, Carta Rogatória.

Resumo

Constata-se no atual cenário mundial a necessidade, cada vezmais premente, de que os Estados colaborem, de forma recíproca, para omelhor exercício de atos de sua jurisdição. Já que a jurisdição tem caráterterritorial, urgente se torna a cooperação internacional para a efetivação dejulgados ou quaisquer atos de cunho transnacional. Através de instrumentostais como a carta rogatória é que esse auxílio se dá de forma mais célere eefetiva. O presente trabalho busca mostrar o que se tem logrado obter deprogresso no uso deste mecanismo rogatório, ainda que não se encontreno patamar ideal. Constata-se a importância do trabalho do Departamentode Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, órgão doMinistério da Justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Arruda Cavallieri, Universidade Veiga de Almeida UVA

Doutoranda em Direito pela Universidade Gama Filho. Ex-professora de Direito Interna-cional Privado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Advogada e consultora na área deDireito Internacional.

Downloads

Publicado

28-07-2015

Como Citar

CAVALLIERI, L. A. A cooperação internacional. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 195–220, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1677. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo