Direito e literatura: o despertar de antigas ideias
Keywords:
literatura, direito, interações dialógicas, linguagem jurídicaAbstract
As interações entre o Direito e a Literatura são antigas. Osestudos destas interações são, no entanto, recentes. Eles datam do SéculoXIX e da segunda metade do Século XX. Nos últimos anos, novos estudoscomparativos de direito e literatura desenvolvem-se. Ao explorar o conjuntode relações existentes entre estes dois antigos campos do conhecimento, taisestudos propõem aplicar os métodos de análise jurídica aos textos literáriose, reciprocamente, aplicar os métodos de análise literária aos textos jurídicos.Esse novo campo de pesquisa deve ser fomentado. Esse texto é um convitepara isso, sobretudo nesta época de “pós-modernidade”, em que se requeruma coexistência pacífica e mutualmente enriquecedora de diferentes cul-turas, cujas expressões mais relevantes são a linguagem e o direito. Para essefim, uma análise diacrônica e sincrônica destas relações jurídicas constituium laboratório de pesquisa em Direito e em Literatura comparados e surgecomo uma das abordagens metodológicas mais apropriadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-28
How to Cite
VIEIRA, I. de A. Direito e literatura: o despertar de antigas ideias. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 181–193, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1676. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The published work is the entirely the responsibility of the authors, and Revista de Direito is only responsible for its evaluation, as a medium for scientific publication.
After publication, the authors cede the copyright, which becomes the property of Revista de Direito.
Revista de Direito is not responsible for any violations of Law No. 9,610/1998, the Brazilian Copyright Law.
In the identification of plagiarism and self-plagiarism, the manuscript will be rejected.