A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA NO IMPÉRIO (1839-1890)

Autores

Resumo

O artigo trata da investigação sobre os primórdios da instalação da instrução pública no município de Viçosa, estado de Minas Gerais, durante a vigência do regime imperial no Brasil (1822-1889), com um mapeamento das primeiras cadeiras de ensino criadas no perímetro aproximado em que atualmente se situa a microrregião que tem esta cidade como sede. O relato sobre a história e a educação remete a uma abordagem sobre a história local enquanto categoria espacial e temporal em que vai se instituindo a instrução elementar, a partir de fontes primárias localizadas no Arquivo Público Mineiro (APM), mais precisamente no Inventário do Fundo de Instrução Pública da Província de Minas Gerais, que guarda documentos produzidos ou recebidos entre 1827 e 1892, e no arquivo da câmara municipal, em que o Caderno de Atas (1877 – 1881) traz um quinquênio de informações sobre a ação dos dois primeiros presidentes do poder legislativo municipal viçosense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Santos de Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Especialização em Metodologia do Ensino Superior, 1987, UFF/RJ; Mestrado em História da Educação, 1993, UFF/RJ; Doutorado em Educação, 2005, USP/SP.

- Curriculo Lattes Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). É professor Adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFV), nível de mestrado e em cursos de graduação. Atualmente é avaliador de curso de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, política e educação contemporânea e ensino de história.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Azevedo, D. S. de. (2020). A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA NO IMPÉRIO (1839-1890). Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10545

Edição

Seção

Estudos e Debates