DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA:

PENSANDO O ACOLHIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Sob os impactos da pandemia da COVID-19, pesquisadores e professores envolvidos com a Educação Infantil se vêm diante do desafio do cuidado educacional com as crianças pequenas, em suas casas. É nesse contexto que esta escrita tem como ponto de partida a análise de documentos governamentais e não governamentais sobre as crianças e a Educação Infantil, caminhando pelo que tem sido proposto como atuação para os profissionais da educação para atendimento às mesmas, chegando ao exercício de pensar o futuro, tão incerto, de retorno às atividades presenciais. A partir de uma concepção de acolhimento enquanto um processo, defendemos que as ações para sua efetivação não deve ser um planejamento para um futuro incerto, quando do retorno das atividades presenciais, mas sim devem ter lugar desde agora, nas condições que estamos vivendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandrelena da Silva Monteiro

Professora da Faculdade de Educação da UFJF. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Grupo ACOLHE: estudos e pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade (NEPED/FACED/UFJF).

Raquel Rinco Dutra Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga, Mestranda em Educação pelo PPGE-UFJF. Professora da Educação Báisca.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

da Silva Monteiro, S. ., & Rinco Dutra Pereira, R. . (2020). DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: : PENSANDO O ACOLHIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10997

Edição

Seção

Artigos