“MINHA VIDA SÓ TÁ PENSANDO EM BRINCAR [...]”

O LUGAR DO BRINCAR NAS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre as representações de escola de crianças entre 5 e 6 anos de idade, que frequentam um ambiente escolar construtivista e um ambiente escolar tradicional. Os dados analisados referem-se às ideias das crianças sobre o lugar do brincar nas instituições de educação infantil a partir de seus relatos sobre a escola. O Método Clínico Piagetiano de pesquisa foi utilizado para coleta e análise. Os resultados demonstram a importância que o brincar assume para as crianças dos dois grupos, com destaque para os brinquedos e os espaços externos como indispensáveis à escola. Porém, os relatos das crianças do ambiente tradicional revelam algumas dicotomias desse contexto escolar: do brincar versus estudar e, diretamente relacionado a isso, dos espaços externos versus a sala de aula. Ressalta-se a necessidade das crianças vivenciarem o brincar no ambiente escolar.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

de Assis Costa Goulart, B. (2020). “MINHA VIDA SÓ TÁ PENSANDO EM BRINCAR [.]”: O LUGAR DO BRINCAR NAS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11036

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Artigos