SOBRE ESPAÇOS, TEMPOS E ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

contribuições da formação continuada

Autores

  • Erica de Gonçalves GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista - UNESP - Câmpus de Marília https://orcid.org/0000-0002-2511-5387
  • Eliane Giachetto Saravali Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Taislene Guimarães Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Reginaldo dos Reis Pereira Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-2999-2579

Resumo

Abordando a constituição dos espaços, do tempo e dos tipos de atividades desenvolvidos na pré-escola, o texto apresenta dados de uma pesquisa junto a professores em formação continuada. O objetivo central da investigação foi identificar a avaliação que os participantes fazem destes elementos na prática escolar, antes e após um curso de formação continuada pautado em princípios construtivistas. Os principais resultados indicaram que a formação foi importante para mudanças significativas na organização espacial, na rotina e no tipo de atividades desenvolvidas pelos professores. São destacados, ainda, aspectos gerais da psicologia e da psicologia do desenvolvimento, em especial as contribuições da teoria piagetiana, para a definição de objetivos e ações pedagógicas na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP, campus de Marília.

Taislene Guimarães, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Educação pela UNESP - Câmpus de Marília

Reginaldo dos Reis Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Educação pela Unicamp

 

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-04

Como Citar

GONCALVES, E. D., Saravali, E. G., Guimarães, T., & Pereira, R. dos R. (2020). SOBRE ESPAÇOS, TEMPOS E ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições da formação continuada. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11038

Edição

Seção

Artigos