EM BUSCA DE UM OLHAR E UMA ESCUTA SENSÍVEL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
Resumo
O presente trabalho destina-se a descrever as reflexões e os resultados desvelados a partir de uma pesquisa-ação realizada em um curso de extensão que trata das experiências de formação continuada com profissionais que atuam na docência com bebês e crianças pequenas na Unidade de Educação Infantil da UFV. Este curso, tendo a “Arte” como fundamento central para o desenvolvimento de suas práticas, possibilitou diálogos teóricos sobre a potência da sensibilidade e da subjetividade humana na reflexão do fazer docente. Alicerçam este trabalho os estudos de Nóvoa (1992), Tardif (2012) e Formosinho (1991), oferecendo a base investigativa para tratarmos sobre os saberes e a formação docente. Alves (2018), Larrosa (1998, 2002) e Tiriba (2018) subsidiam os caminhos pelo qual foram desenhadas as atividades desta formação. Rosa e Lopes (2012), junto de Becker e Marques (2007), abrem caminho para as discussões sobre a importância da pesquisa e da reflexão teórica na docência.