EM BUSCA DE UM OLHAR E UMA ESCUTA SENSÍVEL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

Resumo

O presente trabalho destina-se a descrever as reflexões e os resultados desvelados a partir de uma pesquisa-ação realizada em um curso de extensão que trata das experiências de formação continuada com profissionais que atuam na docência com bebês e crianças pequenas na Unidade de Educação Infantil da UFV. Este curso, tendo a “Arte” como fundamento central para o desenvolvimento de suas práticas, possibilitou diálogos teóricos sobre a potência da sensibilidade e da subjetividade humana na reflexão do fazer docente. Alicerçam este trabalho os estudos de Nóvoa (1992), Tardif (2012) e Formosinho (1991), oferecendo a base investigativa para tratarmos sobre os saberes e a formação docente. Alves (2018), Larrosa (1998, 2002) e Tiriba (2018) subsidiam os caminhos pelo qual foram desenhadas as atividades desta formação. Rosa e Lopes (2012), junto de Becker e Marques (2007), abrem caminho para as discussões sobre a importância da pesquisa e da reflexão teórica na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naíse Valéria Guimarães Neves, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica e Mestre em Economia Doméstica pela UFV (2004) com trabalho de pesquisa realizado na temática - Processo Participativo da Família e Instituição Educação Infantil. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Atuou durante 13 anos na Educação Básica/Educação Infantil como professora de crianças de 3 a 6 anos de idade na Unidade de Educação Infantil - Laboratório de Desenvolvimento Humano da UFV e coordenadora da Unidade de Educação Infantil - Laboratório de Desenvolvimento Infantil - LDI que atendia crianças de 3 meses a 5 anos de idade. A partir de 31/01/2007, passou a atuar como professora efetiva da Universidade Federal de Viçosa ministrando disciplinas para os Cursos de Licenciatura em Educação Infantil. Tem experiência na área de Família e Desenvolvimento Humano e Educação Infantil. Durante todo percurso profissional vem atuando em Cursos de Formação de Professores para a Educação Infantil. Desenvolve projetos de extensão integrando equipe com enfoque interdisciplinar para desenvolvimento de propostas de atividades lúdicas na infância em espaços formais e informais de educação (escolas, brinquedotecas, hospitais, abrigos, etc); atua coordenando atividades que capacitam professores da educação infantil no trabalho com as Ciências Naturais e Sociais, Matemática, Artes Plásticas, Dramáticas e Corporeidade e Linguagem oral e escrita. Atua em disciplinas que trabalham com gestão de instituições de educação infantil, participação da família na escola, brinquedotecas, Ciências Naturais e Sociais. Coordenou e ministrou vários cursos de formação de professores para a educação infantil em nível médio modalidade normal e de educação continuada com assuntos relativos às ações e intervenções pedagógicas, bem como projetos pedagógicos interdisciplinares a serem abordados e desenvolvidos com as crianças da Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Neves, N. V. G., & Menezes Rocha, S. (2020). EM BUSCA DE UM OLHAR E UMA ESCUTA SENSÍVEL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11043

Edição

Seção

Artigos