EDUCADOR/A INFANTIL: PERCURSOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DAS PESQUISAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

Resumo

O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa objetiva analisar e compreender os percursos históricos sobre a formação dos professores, mais especificamente, os que atuam na Educação Infantil. Para cumprir o proposto, além do estudo da literatura especializada e dos documentos legais acerca do tema, realizou-se um estado do conhecimento com a finalidade de identificar as produções e os esforços recentes dos pesquisadores em refletir sobre tal tema. Nesse sentido, foram tomadas as teses e as dissertações defendidas entre os anos de 2014 a 2019 mantidas no banco da CAPES. De posse desses dados foi possível traçar um panorama sobre a produção histórico-cientifica brasileira sobre a formação e as pesquisas a respeito dos educadores infantis.

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, UFV

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Educação Pública: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas. Aprovado em 1 lugar no edital 3/2019 para Monitor Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Machado Gomes, A. P., & Corrêa Derossi, C. (2020). EDUCADOR/A INFANTIL: PERCURSOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DAS PESQUISAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11044

Edição

Seção

Artigos