INFÂNCIA E PANDEMIA

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Resumo

Este texto não expressa os resultados parciais ou finais de um trabalho de pesquisa, mas refrações de pensamentos para tratarmos as condições nas quais as crianças brasileiras, especialmente aquelas que ocupam as favelas e periferias das grandes cidades, se encontram diante desta pandemia que se instalou no planeta a partir de janeiro de 2020, e aqui no Brasil em março do mesmo ano, tornando ainda mais protuberante as veias abertas da nossa sociedade. Trata-se de uma conversa convidativa ao debate por um movimento de refundação de novas práticas com as crianças, tanto nas escolas quanto nas universidades, pelos seus grupos de pesquisa que se debruçam nas temáticas com as crianças e a infância. Pensar a pandemia e seus impactos trágicos, mas também olhar com atenção as iniciativas e movimentos comunitários que surgiram como reação à ausência do Estado no acolhimento às famílias e às crianças em situação de vulnerabilidade.

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Biografia do Autor

Flávia Menezes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela UERJ/RJ; Mestre em Educação pela UERJ/RJ; Doutoranda em Educação pela UERJ/RJ; Professora aposentada do Colégio Pedro II campus São Cristóvão I, Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Menezes, F. (2020). INFÂNCIA E PANDEMIA. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11047

Edição

Seção

Artigos