OS MODOS HÍBRIDOS DO BRINCAR NA INFÂNCIA
A CONVERGÊNCIA ENTRE AS PRÁTICAS LÚDICAS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS NO CONTEXTO DA CULTURA DE PARES.
Resumo
Este artigo faz referência à um trabalho de pesquisa que buscou refletir teórica e metodologicamente sobre o brincar contemporâneo com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na infância. Dentro desta temática, o objetivo foi compreender de que forma as crianças de diferentes segmentos sociais se apropriam das TICs na cultura de pares. Como metodologias utilizamos o desenho de crianças de 4 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas públicas e privadas e a recolha de suas vozes, analisadas sob o ponto de vista da Sociologia da Infância. Os resultados apontaram que as crianças se apropriam das tecnologias de forma conjunta e convergente com as brincadeiras tradicionais infantis. Conhecer as diferentes realidades permitiu compreender o significado que a tecnologia assume para essas crianças em suas vidas e a forma como elas orientam seus comportamentos, seus interesses, suas necessidades, motivações, os modos de brincar e interações com seus pares.