OS MODOS HÍBRIDOS DO BRINCAR NA INFÂNCIA

A CONVERGÊNCIA ENTRE AS PRÁTICAS LÚDICAS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS NO CONTEXTO DA CULTURA DE PARES.

Autores

Resumo

Este artigo faz referência à um trabalho de pesquisa que buscou refletir teórica e metodologicamente sobre o brincar contemporâneo com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na infância. Dentro desta temática, o objetivo foi compreender de que forma as crianças de diferentes segmentos sociais se apropriam das TICs na cultura de pares. Como metodologias utilizamos o desenho de crianças de 4 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas públicas e privadas e a recolha de suas vozes, analisadas sob o ponto de vista da Sociologia da Infância. Os resultados apontaram que as crianças se apropriam das tecnologias de forma conjunta e convergente com as brincadeiras tradicionais infantis. Conhecer as diferentes realidades permitiu compreender o significado que a tecnologia assume para essas crianças em suas vidas e a forma como elas orientam seus comportamentos, seus interesses, suas necessidades, motivações, os modos de brincar e interações com seus pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Miquelão Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

Desenvolveu pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa- UFV- MG; Especialista em Inspeção Escolar, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional pela Faculdade de Viçosa- FDV; Graduada em Economia Doméstica e Educação Infantil pela UFV; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFV.

Neide Maria de Almeida Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), com período sanduíche na França, no Institute d Études Politiques de Paris. Pós-Doutorado em Sociologia no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho em Portugal (2013). Mestra em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa- UFV (1995); graduada em Economia Doméstica pela UFV (1991); Professora titular, vinculada ao Depto. de Economia Doméstica

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001); Pós-Doutorado na linha de pesquisa: População, Família e Saúde no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal (2013); Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1997); Especialização em Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1993); Graduada em Ciências Sociais também pela UFJF (1992); Professora titular do Depto. De Economia Rural da UFV.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Ribeiro, F. M., de Almeida Pinto, N. M., & de Carvalho Fiúza, A. L. (2020). OS MODOS HÍBRIDOS DO BRINCAR NA INFÂNCIA: A CONVERGÊNCIA ENTRE AS PRÁTICAS LÚDICAS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS NO CONTEXTO DA CULTURA DE PARES. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11051

Edição

Seção

Artigos