SABERES E FAZERES
O TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA
Resumo
Procura-se abordar as pesquisas que tratam da mobilização do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem de Geografia na educação básica. A fim de trazer algumas reflexões sobre a interface entre o ensino de geografia e esse instrumento largamente utilizado ao longo da Ciência Geográfica, o artigo se divide em três partes: primeiramente faz-se discussão sobre o processo de sistematização do trabalho de campo no âmbito da Geografia acadêmica; em seguida tem-se como foco a discussão relativa ao ensino e, por último, investiga-se como algumas pesquisas abordam o tema do ponto de vista da prática pedagógica. Concluiu-se que a maioria das pesquisas apontam a preocupação com a perspectiva crítica, na qual os estudantes são induzidos a utilizar os conhecimentos para a compreensão e transformação de sua realidade. Dos nove trabalhos analisados, apenas dois ressaltam a importância do trabalho de campo sob o viés da fenomenologia, através do qual a valorização da vivência constitui ponto de partida para a promoção dos processos de aprendizagem sobre o espaço.