SABERES E FAZERES

O TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA

Autores/as

  • Janete Regina Oliveira Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-3623-096X
  • Larissa Galvão Fontes dos Santos Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Procura-se abordar as pesquisas que tratam da mobilização do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem de Geografia na educação básica. A fim de trazer algumas reflexões sobre a interface entre o ensino de geografia e esse instrumento largamente utilizado ao longo da Ciência Geográfica, o artigo se divide em três partes: primeiramente faz-se discussão sobre o processo de sistematização do trabalho de campo no âmbito da Geografia acadêmica; em seguida tem-se como foco a discussão relativa ao ensino e, por último, investiga-se como algumas pesquisas abordam o tema do ponto de vista da prática pedagógica. Concluiu-se que a maioria das pesquisas apontam a preocupação com a perspectiva crítica, na qual os estudantes são induzidos a utilizar os conhecimentos para a compreensão e transformação de sua realidade. Dos nove trabalhos analisados, apenas dois ressaltam a importância do trabalho de campo sob o viés da fenomenologia, através do qual a valorização da vivência constitui ponto de partida para a promoção dos processos de aprendizagem sobre o espaço.

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Publicado

2021-06-23

Cómo citar

Oliveira, J. R., & Galvão Fontes dos Santos, L. (2021). SABERES E FAZERES: O TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA. Revista De Ciências Humanas, 1(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12016