Alfabetização no contexto da pandemia de Covid-19

Estratégias e percepção da aprendizagem por gestores, docentes e famílias

Autores

  • Márcia Onísia da Silva

Resumo

No cenário de pandemia em que economia, saúde e educação foram atingidas, pais, professores e alunos tiveram que se adaptar à novas formas de ensino. Diante do isolamento social, escolas foram fechadas e atividades presenciais suspensas. Crianças sem aulas e atendimento, ficaram privadas de interações e de contextos ricos em linguagem. Esta pesquisa levantou representações e contextos destes atores sobre o acesso (ou não) à escola, com foco especialmente na alfabetização. A adoção de plataformas e de atividades remotas foi uma das saídas para minimizar prejuízos, mas o modelo encontrou obstáculos: dificuldade de acesso às ferramentas digitais, falta de conhecimento, limitação de tempo, novos aprendizados relativos ao uso de tecnologias, dentre outros. Esta pesquisa mostrou como as instituições e sujeitos se organizaram, suas perspectivas sobre o ensino remoto e o processo de alfabetização das crianças. Longe de alcançar o nível ideal, foi apontado que ainda há muito a ser feito.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

da Silva, M. O. (2021). Alfabetização no contexto da pandemia de Covid-19: Estratégias e percepção da aprendizagem por gestores, docentes e famílias. Revista De Ciências Humanas, 3(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13401

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