Participação social: o desenho institucional do Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto-MG

Autores

  • Fabiana Aparecida dos Santos Nonato Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto

Resumo

A autora analisa o desenho institucional do Conselho Municipal de Turismo do município de Ouro Preto (COMTUR– OP), Minas Gerais, como ferramenta viabilizadora da participação dos seus membros. Para dar suporte às discussões no decorrer deste artigo, foi feita uma revisão de bibliografias que trata dos fundamentos teóricos que abarcam os conceitos de democracia deliberativa, instituições participativas, governança pública e desenho institucional. Para tanto, tal estudo é classificado como descritivo, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio da observação não participante e análise documental. As evidências obtidas indicam que o desenho institucional do COMTUR-OP influencia seu processo representativo, democratizante e consequente na tomada de decisões e de deliberações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida dos Santos Nonato, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto

Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão Pública, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Nonato, F. A. dos S. (2018). Participação social: o desenho institucional do Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto-MG. Revista De Ciências Humanas, 17(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/1352