Regime próprio de previdência social: Estudo de caso do Instituto de Previdência Social do Município de Alvinópolis (ALVIPREV/MG)

Autores

  • Kássia Natany Martins Nonato Faculdade Dinâmica
  • Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores efetivos do Município de Alvinópolis/MG. Para desenvolver esse estudo de caso, foram utilizadas como fontes de informações pesquisas bibliográficas e documentais. Para coleta e análise dos dados, foram consultados os Demonstrativos do Resultado da Avaliação Atuarial e as Notas Técnicas Atuariais elaboradas por atuário autônomo e exigidas pelo Ministério da Previdência. Os resultados apontam que o Regime apresenta fragilidades, mas tem equilíbrio financeiro, além de buscar o equilíbrio atuarial por meio do Plano de recuperação do déficit existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kássia Natany Martins Nonato, Faculdade Dinâmica

Graduanda em Ciências Contábeis,
Faculdade Dinâmica

Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci, Universidade Federal de Viçosa

Pesquisadora CNPQ, Especialista em Finanças e Orçamento Público e Mestre em Extensão Rural (DER/UFV)

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

Nonato, K. N. M., & Rocha e Mucci, C. B. M. (2018). Regime próprio de previdência social: Estudo de caso do Instituto de Previdência Social do Município de Alvinópolis (ALVIPREV/MG). Revista De Ciências Humanas, 16(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/1365

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)