Regime próprio de previdência social: Estudo de caso do Instituto de Previdência Social do Município de Alvinópolis (ALVIPREV/MG)

Autores/as

  • Kássia Natany Martins Nonato Faculdade Dinâmica
  • Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Esta pesquisa apresenta uma análise da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores efetivos do Município de Alvinópolis/MG. Para desenvolver esse estudo de caso, foram utilizadas como fontes de informações pesquisas bibliográficas e documentais. Para coleta e análise dos dados, foram consultados os Demonstrativos do Resultado da Avaliação Atuarial e as Notas Técnicas Atuariais elaboradas por atuário autônomo e exigidas pelo Ministério da Previdência. Os resultados apontam que o Regime apresenta fragilidades, mas tem equilíbrio financeiro, além de buscar o equilíbrio atuarial por meio do Plano de recuperação do déficit existente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kássia Natany Martins Nonato, Faculdade Dinâmica

Graduanda em Ciências Contábeis,
Faculdade Dinâmica

Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci, Universidade Federal de Viçosa

Pesquisadora CNPQ, Especialista em Finanças e Orçamento Público e Mestre em Extensão Rural (DER/UFV)

Publicado

2018-12-05

Cómo citar

Nonato, K. N. M., & Rocha e Mucci, C. B. M. (2018). Regime próprio de previdência social: Estudo de caso do Instituto de Previdência Social do Município de Alvinópolis (ALVIPREV/MG). Revista De Ciências Humanas, 16(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/1365

Artículos más leídos del mismo autor/a