A publicidade a preço de banana

Disputas da conjuntura profissional em publicidade e propaganda em uma cidade do norte de Minas Gerais

Autores

Resumo

Com as transformações do mercado de trabalho e a popularização de ferramentas e conhecimentos técnicas de comunicação, propaganda e marketing, o exercício profissional da área tornou-se algo corriqueiro e praticável sem critério, pautando a execução por volume de entrega, sem relação com variáveis imprescindíveis como análise técnica, produção conceitual e estratégia fundamentada. O cenário tem criado uma atmosfera mercadológica obtusa entre a oferta de profissionais sem qualificação e com performances deslocadas da atuação técnica, relacional e estratégica necessárias, precarizando os ambientes de trabalho, a contratação de serviços, o ritmo de empresas e até o imaginário popular sobre a atuação em comunicação, propaganda e marketing. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar o cenário de precarização da profissão em Publicidade e Propaganda em uma cidade do Norte de Minas Gerais, a fim de identificar fatores, influências e conjunturas em três escalas: profissionais com formação técnica, profissionais sem formação técnica e contratantes desses serviços. Por meio de entrevistas de profundidade realizadas, observa-se um mercado precarizado em sua base, isto é, sem organização formal da base como autarquia política de organização profissional da categoria. Esse quadro tem produzido visões enviesadas da própria categoria, reduzindo sua proposta de valor e sucateando a operacionalização do trabalho.

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Biografia do Autor

Karine Graziele Ribeiro Durães, Centro Universitário FIPMoc

Publicitária. Bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisadora do POP (Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura).

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutor em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador do Núcleo Citadino (Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas).

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Publicado

2023-11-09

Como Citar

Durães, K. G. R., & Santos, G. S. (2023). A publicidade a preço de banana: Disputas da conjuntura profissional em publicidade e propaganda em uma cidade do norte de Minas Gerais. Revista De Ciências Humanas, 2(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/16186