A publicidade a preço de banana
Disputas da conjuntura profissional em publicidade e propaganda em uma cidade do norte de Minas Gerais
Abstract
Com as transformações do mercado de trabalho e a popularização de ferramentas e conhecimentos técnicas de comunicação, propaganda e marketing, o exercício profissional da área tornou-se algo corriqueiro e praticável sem critério, pautando a execução por volume de entrega, sem relação com variáveis imprescindíveis como análise técnica, produção conceitual e estratégia fundamentada. O cenário tem criado uma atmosfera mercadológica obtusa entre a oferta de profissionais sem qualificação e com performances deslocadas da atuação técnica, relacional e estratégica necessárias, precarizando os ambientes de trabalho, a contratação de serviços, o ritmo de empresas e até o imaginário popular sobre a atuação em comunicação, propaganda e marketing. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar o cenário de precarização da profissão em Publicidade e Propaganda em uma cidade do Norte de Minas Gerais, a fim de identificar fatores, influências e conjunturas em três escalas: profissionais com formação técnica, profissionais sem formação técnica e contratantes desses serviços. Por meio de entrevistas de profundidade realizadas, observa-se um mercado precarizado em sua base, isto é, sem organização formal da base como autarquia política de organização profissional da categoria. Esse quadro tem produzido visões enviesadas da própria categoria, reduzindo sua proposta de valor e sucateando a operacionalização do trabalho.