Análise comparativa de espaços formais de educação

Centro Educacional Professora Therezinha Mucci Xavier e Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI)

Autores

  • Aline Araújo Cassimiro Universidade Federal de Viçosa
  • Danilo Vargas Pedra Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este estudo reúne observações de dois cenários distintos de educação formal na cidade de Viçosa-MG, apresentadas sob a perspectiva de dois estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa. Seu principal objetivo é analisar os impactos que esses ambientes de educação formal causam no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia utilizada para a construção deste relatório envolveu a observação sistemática temporária das práticas pedagógicas do Centro Municipal de Educação Professora Therezinha Mucci Xavier e do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI. Com base nesta análise, os resultados obtidos mostraram semelhanças e simetrias entre as duas instituições de ensino. Contudo, ficou evidente a importância de um ambiente repleto de estímulos para os alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento holístico, abrangendo aspectos cognitivos, motores, sociais e culturais, favorecendo assim a prática pedagógica concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Araújo Cassimiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Viçosa.

Danilo Vargas Pedra, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Cassimiro, A. A., & Pedra, D. V. (2023). Análise comparativa de espaços formais de educação: Centro Educacional Professora Therezinha Mucci Xavier e Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). Revista De Ciências Humanas, 3(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17331