Análise comparativa de espaços formais de educação
Centro Educacional Professora Therezinha Mucci Xavier e Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI)
Abstract
Este estudo reúne observações de dois cenários distintos de educação formal na cidade de Viçosa-MG, apresentadas sob a perspectiva de dois estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa. Seu principal objetivo é analisar os impactos que esses ambientes de educação formal causam no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia utilizada para a construção deste relatório envolveu a observação sistemática temporária das práticas pedagógicas do Centro Municipal de Educação Professora Therezinha Mucci Xavier e do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI. Com base nesta análise, os resultados obtidos mostraram semelhanças e simetrias entre as duas instituições de ensino. Contudo, ficou evidente a importância de um ambiente repleto de estímulos para os alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento holístico, abrangendo aspectos cognitivos, motores, sociais e culturais, favorecendo assim a prática pedagógica concreta.