O jornal-laboratório como exercício da prática e teoria na formação superior em Jornalismo

Autores

  • Rafael Barbosa Fialho Martins Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este artigo discute o conflito entre teoria e prática no contexto da formação superior em Jornalismo no Brasil. Para isso, o estudo relaciona as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais às atividades promovidas no jornal-laboratório, capazes de contemplar tais normas. Para elucidar o debate, toma-se como exemplo o jornal-laboratório OutrOlhar, produzido por estudantes do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa mostra que é possível atender às normas do Ministério da Educação e também às demandas do mercado de trabalho por meio de veículos laboratoriais, alternativas eficazes para a formação em Jornalismo.

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Biografia do Autor

Rafael Barbosa Fialho Martins, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista CNPq/
PIBITI

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Martins, R. B. F. (2018). O jornal-laboratório como exercício da prática e teoria na formação superior em Jornalismo. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3455