DE PEÇA DE ROUPA PARA GÊNERO DISCURSIVO: UMA DESCRIÇÃO DO GÊNERO CAMISA DE FORMATURA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A camisa, a princípio, era usada apenas como roupa de baixo para proteger o corpo das mudanças de temperatura, mas, em virtude das transformações sócio-históricas e culturais sucedidas nas últimas décadas do século XIX, ela foi adquirindo alguns aspectos linguístico-discursivos que hoje nos levam a refletir se a camisa seria um novo gênero discursivo ou um suporte para outros gêneros. O presente artigo, portanto, visa a descrever o funcionamento do gênero discursivo situado camisa de formatura do terceiro ano (doravante CF), discutindo as relações entre gênero e suporte. A CF constitui objeto de especial interesse por ser uma prática frequente na esfera escolar dos dias atuais, além de refletir as representações socioculturais que os alunos têm das realidades do mundo. Dividimos este artigo em duas partes: na primeira, fazemos um esboço dos pressupostos teóricos e metodológicos da análise de gêneros (BAKHTIN, 2000; BAZERMAN, 2005; MARCUSCHI, 2003a, 2003b e 2005). Na segunda, configuramos os elementos de análise, tais como: estrutura visual, esfera de comunicação, finalidade comunicativa, estilo, tema e estrutura composicional. Para este propósito, selecionamos aproximadamente 30 (trinta) CFs e alguns comentários postados em três fóruns de discussão na Internet, com o seguinte tópico: frases de camisas de formatura para compor o nosso corpus.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-11
Como Citar
Maia, D. G., & Gomes, M. C. A. (2018). DE PEÇA DE ROUPA PARA GÊNERO DISCURSIVO: UMA DESCRIÇÃO DO GÊNERO CAMISA DE FORMATURA DO ENSINO MÉDIO. Revista De Ciências Humanas, 1(7). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3553
Edição
Seção
Artigos