A CRÍTICA AO CIENTIFICISMO EXPRESSADA PELA ANÁLISE DISCURSIVA DA COMPOSIÇÃO QUEREMOS SABER, DE GILBERTO GIL

Autores

  • Flaviane Faria Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Carmen Aires Gomes Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho teve o propósito de trazer à tona a crítica ao cientificismo presente na composição Queremos Saber, de Gilberto Gil. Com base na metodologia proposta pela Análise Crítica do Discurso, foram analisados sucintamente os processos de ordem social, refletindo sobre as representações discursivas, sociais e ideológicas, referentes às questões de hegemonia e poder. O resultado levou à reflexão acerca da ideologia pregada pela Ciência, bem como ofereceu subsídios para a transgressão do discurso unilateral, rumo à mudança e à dialogia social.

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Biografia do Autor

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de Iniciação PIBIC/FAPEMIG

Maria Carmen Aires Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta I de Língua Portuguesa e Lingüística do Departamento de Letras, da UFV. Doutora em Estudos Lingüísticos – Análise do Discurso

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Carvalho, F. F., & Gomes, M. C. A. (2018). A CRÍTICA AO CIENTIFICISMO EXPRESSADA PELA ANÁLISE DISCURSIVA DA COMPOSIÇÃO QUEREMOS SABER, DE GILBERTO GIL. Revista De Ciências Humanas, 2(4). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3817

Edição

Seção

Artigos