PERSPECTIVA HISTÓRICA DA PESQUISA EDUCACIONAL: DO “SABER DESINTERESSADO” AOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Resumo
Desde a sua origem, a universidade organizou-se com o objetivo de cultivar e transmitir o saber acumulado pela humanidade. Acompanhando as mudanças da sociedade, a universidade foi se adaptando às demandas sociais, através da integração entre ensino e pesquisa. Buscando superar as limitações percebidas nas pesquisas de caráter quantitativo, tradicionalmente realizadas em Educação, surgiram as chamadas “abordagens qualitativas de pesquisa”, que começaram a ganhar força na década de 1970. Diante das divergências sobre o que caracteriza uma metodologia qualitativa e, mediante a aparente contradição entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, este trabalho teve como objetivo discutir, em uma perspectiva histórica, o papel da pesquisa no interior da universidade, avaliando os diferentes debates em torno do que se convencionou chamar de pesquisa educacional. Através de pesquisa bibliográfica – enquanto processo de documentação indireta –, realizaram-se um levantamento e seleção da bibliografia apropriada e, em seguida, um estudo dos textos em profundidade, de modo a compreendê-los, apreendendo a mensagem dos autores e fazendo um julgamento sobre eles (leitura analítica). Dessa forma, percebe-se que as pesquisas qualitativas, em suas diferentes manifestações, parecem ter como ponto em comum o fato de seguirem uma tradição compreensiva e interpretativa. Como as pesquisas que utilizam as representações sociais como perspectiva de estudo consideram que o fenômeno social tem que ser entendido nas suas determinações e transformações dadas pelo sujeito e por apresentarem grande potencial dialético, elas merecem destaque entre as abordagens qualitativas de pesquisa.Downloads
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Publicado
2018-12-11
Como Citar
Barbosa, C. L. de A. (2018). PERSPECTIVA HISTÓRICA DA PESQUISA EDUCACIONAL: DO “SABER DESINTERESSADO” AOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3569
Edição
Seção
Artigos