PERSPECTIVA HISTÓRICA DA PESQUISA EDUCACIONAL: DO “SABER DESINTERESSADO” AOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Authors

  • Claudio Luis de Alvarenga Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Abstract

Desde a sua origem, a universidade organizou-se com o objetivo de cultivar e transmitir o saber acumulado pela humanidade. Acompanhando as mudanças da sociedade, a universidade foi se adaptando às demandas sociais, através da integração entre ensino e pesquisa. Buscando superar as limitações percebidas nas pesquisas de caráter quantitativo, tradicionalmente realizadas em Educação, surgiram as chamadas “abordagens qualitativas de pesquisa”, que começaram a ganhar força na década de 1970. Diante das divergências sobre o que caracteriza uma metodologia qualitativa e, mediante a aparente contradição entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, este trabalho teve como objetivo discutir, em uma perspectiva histórica, o papel da pesquisa no interior da universidade, avaliando os diferentes debates em torno do que se convencionou chamar de pesquisa educacional. Através de pesquisa bibliográfica – enquanto processo de documentação indireta –, realizaram-se um levantamento e seleção da bibliografia apropriada e, em seguida, um estudo dos textos em profundidade, de modo a compreendê-los, apreendendo a mensagem dos autores e fazendo um julgamento sobre eles (leitura analítica). Dessa forma, percebe-se que as pesquisas qualitativas, em suas diferentes manifestações, parecem ter como ponto em comum o fato de seguirem uma tradição compreensiva e interpretativa. Como as pesquisas que utilizam as representações sociais como perspectiva de estudo consideram que o fenômeno social tem que ser entendido nas suas determinações e transformações dadas pelo sujeito e por apresentarem grande potencial dialético, elas merecem destaque entre as abordagens qualitativas de pesquisa.

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Author Biography

Claudio Luis de Alvarenga Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação (UFF). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando no Departamento de Educação e Sociedade e no Curso de Mestrado em Educação Agrícola

Published

2018-12-11

How to Cite

Barbosa, C. L. de A. (2018). PERSPECTIVA HISTÓRICA DA PESQUISA EDUCACIONAL: DO “SABER DESINTERESSADO” AOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3569

Issue

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Artigos