PERSPECTIVAS DE PESQUISA – AÇÃO 1 : INVESTIGAR, ATUAR, FORMAR

Autores

  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo objetivou relatar, de acordo com bibliografia específica, como surgiu a pesquisa-ação, bem como suas principais linhas teóricas, finalidades, objetivos e planejamento. Estudos apontam que a pesquisa-ação tem a investigação, a ação e a formação como principais alvos. Ela vem a ser, então, um processo metodológico mediado pelo diálogo em que se busca perceber os problemas concretos de dada realidade social e atuar conjuntamente com as pessoas que vivem esses problemas em seu cotidiano, buscando também sua resolução – ou pelo menos maior conscientização sobre suas origens e possíveis soluções – e proporcionando aos participantes e investigadores a aprendizagem de uma prática nova em busca de uma transformação social. O planejamento dos passos da pesquisa-ação se dá de forma cíclica, partindo de uma fase inicial de “diagnóstico”, seguida de uma fase “ação” conjunta entre investigadores e participantes locais, uma fase de “avaliação” e uma nova “ação”, construída coletivamente a partir da reflexão feita sobre as fases anteriores. Assim, o planejamento se pauta sempre em função de como se dá o entrelaçamento entre os três princípios que a norteiam: investigação, ação e formação. Espera-se que este artigo possa auxiliar pesquisadores de diversas áreas que tenham como orientação a construção de uma sociedade com mais justiça e eqüidade.

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Biografia do Autor

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Educação pela UFSCar/Universidade de Salamanca (Espanha)

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

de Vasconcelos, V. O. (2018). PERSPECTIVAS DE PESQUISA – AÇÃO 1 : INVESTIGAR, ATUAR, FORMAR. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3570

Edição

Seção

Artigos