PERSPECTIVAS DE PESQUISA – AÇÃO 1 : INVESTIGAR, ATUAR, FORMAR
Resumen
Este artigo objetivou relatar, de acordo com bibliografia específica, como surgiu a pesquisa-ação, bem como suas principais linhas teóricas, finalidades, objetivos e planejamento. Estudos apontam que a pesquisa-ação tem a investigação, a ação e a formação como principais alvos. Ela vem a ser, então, um processo metodológico mediado pelo diálogo em que se busca perceber os problemas concretos de dada realidade social e atuar conjuntamente com as pessoas que vivem esses problemas em seu cotidiano, buscando também sua resolução – ou pelo menos maior conscientização sobre suas origens e possíveis soluções – e proporcionando aos participantes e investigadores a aprendizagem de uma prática nova em busca de uma transformação social. O planejamento dos passos da pesquisa-ação se dá de forma cíclica, partindo de uma fase inicial de “diagnóstico”, seguida de uma fase “ação” conjunta entre investigadores e participantes locais, uma fase de “avaliação” e uma nova “ação”, construída coletivamente a partir da reflexão feita sobre as fases anteriores. Assim, o planejamento se pauta sempre em função de como se dá o entrelaçamento entre os três princípios que a norteiam: investigação, ação e formação. Espera-se que este artigo possa auxiliar pesquisadores de diversas áreas que tenham como orientação a construção de uma sociedade com mais justiça e eqüidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-11
Cómo citar
de Vasconcelos, V. O. (2018). PERSPECTIVAS DE PESQUISA – AÇÃO 1 : INVESTIGAR, ATUAR, FORMAR. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3570
Número
Sección
Artigos