O impacto da educação no rendimento do trabalho: estudo sobre a quantidade e a qualidade

Autores

  • Larissa Giardini Simões Universidade Federal de Viçosa
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, por meio da equação de Mincer (1974), o impacto da educação nos rendimentos do trabalho através de seus aspectos quantitativos e também qualitativos. O estudo, feito por meio de um painel de dados para os estados brasileiros nos anos 2005, 2007, 2009 e 2011, utiliza como proxy para a qualidade da educação o IDEB. Os testes utilizados apontaram o modelo pooled como o mais adequado. Os resultados mostraram que tanto a educação em termos de anos de estudo formal, quanto a qualidade dessa educação são importantes determinantes para o rendimento médio do trabalho no mercado nacional. Destaca-se que o retorno da quantidade mostrou-se superior ao da qualidade.

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Biografia do Autor

Larissa Giardini Simões, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Economia pela Universidade Federal de Viçosa

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Simões, L. G., Cirino, J. F., & Cassuce, F. C. da C. (2019). O impacto da educação no rendimento do trabalho: estudo sobre a quantidade e a qualidade. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3940

Edição

Seção

Estudos e Debates