O impacto da educação no rendimento do trabalho: estudo sobre a quantidade e a qualidade
Abstract
Este trabalho objetiva analisar, por meio da equação de Mincer (1974), o impacto da educação nos rendimentos do trabalho através de seus aspectos quantitativos e também qualitativos. O estudo, feito por meio de um painel de dados para os estados brasileiros nos anos 2005, 2007, 2009 e 2011, utiliza como proxy para a qualidade da educação o IDEB. Os testes utilizados apontaram o modelo pooled como o mais adequado. Os resultados mostraram que tanto a educação em termos de anos de estudo formal, quanto a qualidade dessa educação são importantes determinantes para o rendimento médio do trabalho no mercado nacional. Destaca-se que o retorno da quantidade mostrou-se superior ao da qualidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-03
How to Cite
Simões, L. G., Cirino, J. F., & Cassuce, F. C. da C. (2019). O impacto da educação no rendimento do trabalho: estudo sobre a quantidade e a qualidade. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3940
Issue
Section
Estudos e Debates