TERRITORIALIDADES EM TRANSIÇÃO: DO EXCLUSIVISMO ESTATAL À MULTITERRITORIALIDADE

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de São Paulo – IFSP
  • Marcos Aurélio Saquet Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Marcia Cristina De Oliveira Mello Universidade Estadual Paulista – UNESP

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão teórica sobre o conceito de territorialidade, caracterizando
as mudanças de significado e de força explicativa sobre os processos socioespaciais que o
conceito foi adquirindo com o passar do tempo, sobretudo nas últimas décadas, quando deixa
apenas de ser um referencial do território do Estado-nação, para abarcar as relações de
controle e apropriação e suas múltiplas dimensões e escalas associadas à práticas de
indivíduos e grupos sociais em espaços urbanos e rurais.

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Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Campus de S. João da Boa Vista/SP, Professor Doutor em Geografia,
Diretoria Adjunta Educacional/Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior, Acesso Dr. João Batista Merlin,
s/n – Jardim Itália, São João da Boa Vista/SP, Brasil – CEP 13.872-551

Marcos Aurélio Saquet, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão/PR. Professor Doutor
em Geografia, Departamento de Geografia, Endereço: R. Maringá, 1200 - Vila Nova, Francisco Beltrão - PR,
85605-010

Marcia Cristina De Oliveira Mello, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Ourinhos, Professora Doutora em Educação,
Coordenadoria de curso/Geografia, Endereço: Avenida Renato Costa Lima, 451 - Ville de France, Ourinhos/SP,
19903-302

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Fuini, L. L., Saquet, M. A., & Mello, M. C. D. O. (2019). TERRITORIALIDADES EM TRANSIÇÃO: DO EXCLUSIVISMO ESTATAL À MULTITERRITORIALIDADE. Revista De Ciências Humanas, 17(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3958

Edição

Seção

Estudos e Debates