A divisão sexual do trabalho e suas consequências para a precarização do trabalho feminino

Uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista https://orcid.org/0000-0003-0514-8429
  • Laurie Ingrid de Paula Centro de Assistência Social (CAS) de São João da Boa Vista

Resumo

O presente artigo, no formato de ensaio teórico, refere-se a uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre trabalho e gênero, tendo como principal enfoque a precarização nas atividades laborais no contexto do trabalho feminino em suas esferas produtiva e reprodutiva, desencadeados pela divisão sexual do trabalho. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio da consulta de artigos e periódicos em bases de dados virtuais, sendo elas: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Plataforma Capes e Google Acadêmico. As reflexões aqui levantadas contribuem para a compreensão do lugar ocupado pela mulher na sociedade capitalista, apontando como a sua posição social exerce influência em sua participação no mundo produtivo e como as desigualdades de gênero operam de modo a mantê-la na condição de subordinação, inclusive dificultando a sua mobilização social para enfrentamento das disparidades sociais. Com base nas análises realizadas foi possível observar que a participação das mulheres no mundo produtivo, com destaque para o contexto brasileiro, se deu de forma dicotômica, pois ao mesmo tempo em que lhes possibilitou maior liberdade e autonomia, ocorreu atrelada a ambientes e ocupações precarizadas, mantendo a sua posição de subalternidade.

Palavras-chave: Mulher; Gênero; Trabalho. Precarização; Divisão Sexual do Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista

Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foi Coordenador de Extensão do IFSP-SBV entre 2021 e 2022. Foi Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu "Especialização em Humanidades" de 2018 a 2021. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro, com Pós-doutorado em Teoria em Geografia (UNESP-Presidente Prudente). Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP e outras agências de fomento. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Laurie Ingrid de Paula, Centro de Assistência Social (CAS) de São João da Boa Vista

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras - Poços de Caldas (2017). É especialista em Humanidades pelo Instiuto Federal de São Paulo, campus de São João da Boa Vista. Atualmente é educadora social do Centro de Assistência Social Perpétuo Socorro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na área Social.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Fuini, L. L., & de Paula, L. I. (2023). A divisão sexual do trabalho e suas consequências para a precarização do trabalho feminino: Uma pesquisa bibliográfica. Revista De Ciências Humanas, 1(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/15333

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)