A divisão sexual do trabalho e suas consequências para a precarização do trabalho feminino

Uma pesquisa bibliográfica

Autores/as

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista https://orcid.org/0000-0003-0514-8429
  • Laurie Ingrid de Paula Centro de Assistência Social (CAS) de São João da Boa Vista

Resumen

O presente artigo, no formato de ensaio teórico, refere-se a uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre trabalho e gênero, tendo como principal enfoque a precarização nas atividades laborais no contexto do trabalho feminino em suas esferas produtiva e reprodutiva, desencadeados pela divisão sexual do trabalho. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio da consulta de artigos e periódicos em bases de dados virtuais, sendo elas: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Plataforma Capes e Google Acadêmico. As reflexões aqui levantadas contribuem para a compreensão do lugar ocupado pela mulher na sociedade capitalista, apontando como a sua posição social exerce influência em sua participação no mundo produtivo e como as desigualdades de gênero operam de modo a mantê-la na condição de subordinação, inclusive dificultando a sua mobilização social para enfrentamento das disparidades sociais. Com base nas análises realizadas foi possível observar que a participação das mulheres no mundo produtivo, com destaque para o contexto brasileiro, se deu de forma dicotômica, pois ao mesmo tempo em que lhes possibilitou maior liberdade e autonomia, ocorreu atrelada a ambientes e ocupações precarizadas, mantendo a sua posição de subalternidade.

Palavras-chave: Mulher; Gênero; Trabalho. Precarização; Divisão Sexual do Trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista

Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foi Coordenador de Extensão do IFSP-SBV entre 2021 e 2022. Foi Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu "Especialização em Humanidades" de 2018 a 2021. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro, com Pós-doutorado em Teoria em Geografia (UNESP-Presidente Prudente). Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP e outras agências de fomento. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Laurie Ingrid de Paula, Centro de Assistência Social (CAS) de São João da Boa Vista

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras - Poços de Caldas (2017). É especialista em Humanidades pelo Instiuto Federal de São Paulo, campus de São João da Boa Vista. Atualmente é educadora social do Centro de Assistência Social Perpétuo Socorro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na área Social.

Publicado

2023-08-16

Cómo citar

Fuini, L. L., & de Paula, L. I. (2023). A divisão sexual do trabalho e suas consequências para a precarização do trabalho feminino: Uma pesquisa bibliográfica. Revista De Ciências Humanas, 1(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/15333

Artículos más leídos del mismo autor/a