Revista de Ciências Humanas abre chamada para o dossiê "Viçosa, cidade aberta"
Conhecida como “cidade educadora”, devido à presença de diversas instituições de ensino de níveis fundamental, médio e superior, Viçosa possui aproximadamente 76 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Sua formação data de fins do século XIX e um dos principais catalisadores de seu aumento populacional é a Universidade Federal de Viçosa (UFV), fundada em 1926 como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Desde então, a dinamização do espaço urbano da cidade aumenta significativamente a cada década, acrescida da criação de instituições particulares de ensino superior, a partir dos anos 2000, que atraem parte significativa da população flutuante que vem para a cidade.
Além disso, a legislação urbanística de Viçosa vem sofrendo, desde a edição de seu primeiro Código de Obras, em 1948, uma série de mutilações que visa o favorecimento de um pequeno grupo de proprietários fundiários e promotores imobiliários, o que aprofunda o conflito territorial na cidade, em vista dos empreendimentos privados que crescem a cada dia. Essas questões se refletem na ocupação de encostas e áreas próximas a cursos d’água na cidade, mas também afetam o patrimônio edificado da cidade, que sofre com o descaso do poder público e se vê ameaçado de desaparecer.
Este dossiê visa a contribuir para o debate sobre os processos de expansão e configuração da malha urbana de Viçosa a partir de artigos científicos que tratem sobre a formação e produção de seu espaço, bem como das relações socioeconômicas que permeiam esses processos. Também serão aceitas entrevistas com indivíduos ou grupos de indivíduos que tenham vivenciado a escalada das questões socioespaciais da cidade e que tenham perspectivas que possam auxiliar na compreensão dos fenômenos citados abaixo.
A fim de delinear a proposta do dossiê, a apresentação dos artigos científicos e das entrevistas deve ser feita seguindo os eixos temáticos especificados abaixo:
- Dinâmicas socioespaciais entre o centro e a periferia de Viçosa;
- Processos de centralização, segregação e territorialização na cidade;
- Produção do espaço público em Viçosa;
- Processos viçosenses de renovação urbana;
- Atuações públicas e privadas na formação do espaço construído de Viçosa;
- Dinâmicas territoriais e culturas das periferias;
- Patrimônio e espaço público em Viçosa;
- Processos de ocupação e formação do território de Viçosa em uma perspectiva histórica;
- Paisagem, espacialidades e culturas urbanas.
Cronograma de atividades
Divulgação da chamada: 06 de dezembro de 2023
Submissão de artigos: 07 de dezembro de 2023 a 1º de abril de 2024
Avaliação dos artigos: 8 a 26 de abril de 2024
Normatização dos artigos pelos autores: 29 de abril a 17 de maio de 2024
Formatação e revisão dos artigos: 20 de maio a 7 de junho de 2024
Data prevista para lançamento do dossiê: 14 de junho de 2024