GESTÃO DA INFORMAÇÃO

FLUXO E CONTROLE DE OFICIOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ARACAJU (SE)

Authors

  • Tamiles Santos Andrade
  • Silvia Regina Paverchi Universidade Federal de Sergipe

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo observar o grau de eficácia da gestão da informação, junto ao fluxo e controle de ofícios num órgão público de Aracaju, estado Sergipe. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente com servidores responsáveis pelo manuseio do E-doc (SISGES), sistema eletrônico que gerencia ofícios. O referencial teórico utilizado versou sobre tecnologia da informação, gestão documental, E-doc, redação oficial e a atuação do profissional de Secretariado Executivo. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se como descritiva. Para coleta e análise dos dados utilizou-se a metodologia estudo de caso, com entrevistas e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas com intuito de verificar a eficácia do E-doc. Com os resultados, observou-se que o gerenciamento de documentos eletrônicos  através do E-doc controla os ofícios de forma eficaz, facultando agilidade na produção, envio e recebimento desse tipo de documento, bem como na busca de informação e na tomada de decisão. Apesar de ser um sistema em processo de implementação, os usuários acreditam que o mesmo otimiza tempo e traz agilidade aos serviços prestados pela Secretaria.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tamiles Santos Andrade

Graduada em Secretariado Executivo (UFS).

Silvia Regina Paverchi, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Secretariado Executivo (UFS)

Published

2020-12-29

How to Cite

Santos Andrade, T., & Regina Paverchi, S. (2020). GESTÃO DA INFORMAÇÃO: FLUXO E CONTROLE DE OFICIOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ARACAJU (SE). Revista De Ciências Humanas, 2(20). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11651